Política

Entre os prefeitos do ES, Bolsonaro tem 33% dos votos contra 4% de Haddad. Veja como vota cada um!

Dos que se posicionaram, 18 declararam apoio a Bolsonaro e 2 a Haddad. Outros 16 não se posicionaram, 11 ficaram neutros, 7 não decidiram e um votará em branco

Foto: Reprodução

Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais 2018, o jornal online Folha Vitória fez uma pesquisa com os prefeitos dos 78 municípios do Espírito Santo para saber o posicionamento de cada um em relação aos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que estão na disputa pelo Palácio do Planalto. 

Dos 55 que se posicionaram, 18 prefeitos declararam apoio a Jair Bolsonaro. Eles são dos municípios de Boa Esperança, Iconha, Mantenópolis, São José do Calçado, Santa Teresa, João Neiva, Ecoporanga, Venda Nova do Imigrante, Sooretama, Muqui, Vargem Alta, Ponto Belo, Dores do Rio Preto, Iúna, Águia Branca, Água Doce do Norte, São Domingos do Norte e Apiacá

Desses, dois, dos municípios de Barra de São Francisco e Baixo Guandu, afirmaram que votam no candidato do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad. Outros 16 não quiseram se posicionar sobre o assunto, 11 optaram pela neutralidade, 7 ainda não decidiram e um afirmou que votará em branco no próximo domingo. 

Prefeitos de 24 municípios, que também foram procurados pela equipe de reportagem, não responderam às demandas. Portanto, eles não entraram na contabilização do gráfico. Veja como vota cada um deles!

Vitória

Luciano Rezende (PPS):

Por meio de nota, a assessoria informou que o Partido Popular Socialista (PPS), do prefeito Luciano Rezende, emitiu uma nota dizendo que no processo eleitoral em curso sempre teve clareza de que para superar a polarização entre a “opção Bolsonaro”, à direita, e Fernando Haddad, o candidato do PT, à esquerda, era necessária a articulação de uma ampla coligação democrática de partidos de centro que dessem sustentação a uma candidatura capaz de fazer frente às posições antagônicas, cristalizadas no âmbito da sociedade. Neste quadro o PPS, instituição partidária democrática e decente, reitera seus compromissos com as reformas e a defesa da democracia, e não apoiará nenhum dos dois candidatos que disputarão o segundo turno.

Vila Velha

Max Filho (PSDB):

Segundo o assessor de Max Filho (PSDB), o prefeito está envolvido em projetos de governo e ainda não teve a oportunidade de falar sobre o segundo turno das eleições

Cariacica

Juninho (PPS):

De acordo com o assessor, o prefeito do município de Cariacica não declarou apoio a nenhum candidato até o momento.


Guarapari

Edson Magalhães (PSDB):

De acordo com a Comunicação do município de Guarapari, o prefeito não irá manifestar ou comentar sua opinião de voto.

Boa Esperança

Lauro Vieira (PSDB):

“Neste segundo turno, votarei em Bolsonaro por falta de opção e por não compactuar com os desmandos praticados pelo governo do PT.”

Iconha

João Paganini (PDT): O prefeito do município de Iconha vai apoiar o candidato Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, sem justificar o decisão.

Ibiraçu

Eduardo Marozzi Zanotti (PMN):

Optou por não se manifestar a respeito do assunto.

Mantenópolis

Herminio Benjamim Hespanhol (MDB):

O prefeito do município de Mantenópolis irá apoiar o candidato Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, sem justificar o decisão.

Rio Novo do Sul

Thiago Fiorio Longui (PROS):

Optou por não se manifestar a respeito do Segundo Turno das Eleições.

Santa Leopoldina

Valdemar Luiz Horblet Coutinho (PRP):

optou pela neutralidade no processo eleitoral.

São Roque do Canaã

Rubens Casotti (PMDB):

o prefeito de São Roque do Canaã ainda não decidiu qual candidato irá apoiar.

Itarana

Ademar Schneider (PRP):

O prefeito do município de Itarana decidiu se manter neutro quanto à disputa do Segundo Turno.

São José do Calçado

Zé Carlos (PMDB):

O prefeito declarou, em entrevista ao jornal online Folha Vitória, que votará em Jair Bolsonaro. "É um momento difícil para eu que estou à frente da administração do município, embora pequeno, mas com as mesmas responsabilidades de um grande. Vou ficar com o 17 porque o povo brasileiro partiu para uma decisão diferente e escolhendo pelo candidato, não pelo partido."

Jerônimo Monteiro

Sergio Fonseca (PSD):

O Prefeito Sérgio Fonseca não declarou apoio aos candidatos à presidência no segundo turno das eleições de 2018. Segundo a assessoria, em Jerônimo Monteiro a opção do cidadão está ocorrendo através das buscas e interações pessoais de cada eleitor.

Colatina

Sergio Meneguelli (MDB):

Por meio de nota, a assessoria informou que o prefeito não foi procurado por nenhum dos dois candidatos a presidente para solicitação de apoio a campanha e, em respeito a democracia Meneguelli, que tem candidato definido, prefere manter seu voto em segredo.

Castelo

Luiz Carlos Piassi (PMDB):

Em conversa com a equipe do jornal online Folha Vitória, o prefeito afirmou que ainda não tem um posicionamento sobre o Segundo Turno das eleições presidenciais. “Ainda estamos decidindo e aguardando um pouco os fatos. Todo dia tem alguma novidade, então estamos com muita cautela porque nos preocupamos dos dois dois lados.”

Vila Pavão

Irineu Wutke (SD):

Segundo o prefeito, o resultado do primeiro turno das eleições no município ficou dividido, por isso ele prefere não se manifestar novamente

Presidente Kennedy

Amanda Quinta Rangel (PSDB)

: Procurada pela equipe do jornal online Folha Vitória, a assessoria de comunicação da prefeitura do município afirmou que a prefeita não vai se posicionar sobre o Segundo Turno das eleições presidenciais.

Laranja da Terra

Josafá Storch (MDB)

: Em conversa ao jornal online Folha Vitória, o prefeito de Laranja da Terra afirmou que, até o momento, está neutro em relação ao Segundo Turno das eleições. “Estou avaliando as propostas, ainda podemos aguardar mais um pouco para decidir”, destacou.

Governador Lindenberg

Geraldo Loss (PSDB): O prefeito do município de Governador Lindenberg contou que já tem um candidato certo, mas preferiu não revelar o voto.

Nova Venécia

Mário Sérgio Lubiana (PSB):

Por meio de nota, a assessoria da Prefeitura de Nova Venécia informou que o prefeito não declarou apoio a nenhum candidato e preferiu se manter isento quanto ao Segundo Turno das Eleições.

Barra de São Francisco

Alencar Marim (PT):

O prefeito do município de Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo, declarou apoio ao candidato Fernando Haddad, também do Partido dos Trabalhadores (PT).

Mucurici

Osvaldo Fernandes de Oliveira Junior (PDT):

Em breve conversa ao jornal online Folha Vitória, o prefeito esclareceu que não vota em nenhum dos dois candidatos. Segundo ele, votará em branco.

Divino São Lourenço

Eleardo Brasil (PMDB):

Em conversa ao jornal Folha Vitória, o candidato afirmou que vai optar pela neutralidade nesse Segundo Turno das Eleições.

Santa Teresa

Gilson Antônio (DEM):

O prefeito do município de Santa Teresa declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro. “Eu não tenho muitas opções e vou votar no Jair Bolsonaro”, destacou.

Ibatiba

Luciano Salgado (MDB):

De acordo com o assessor de imprensa, o prefeito ainda não decidiu em quem vai votar no Segundo Turno.

Jaguaré

>> Fernando Videira (PSB):

O prefeito do município de Jaguaré optou pela neutralidade no Segundo Turno das Eleições.

João Neiva

Dr. Otávio Abreu Xavier (PP):

O prefeito municipal de João Neiva Dr. Otávio Abreu Xavier (PP), declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL). Segundo ele, a motivação é a proposta de repasse dos recursos ministeriais aos municípios de forma direta.

Ecoporanga

Elias Dal Col (PSD):

O prefeito do município de Ecoporanga, Elias Dal Col, declarou apoio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro.

Venda Nova do Imigrante

Braz Delpupo (DEM):

O prefeito Braz Delpupo declarou voto ao deputado Jair Bolsonaro por acreditar que “o PT está no poder há anos e tem problemas que já conhecemos.”

Sooretama

Alessandro Broedel (PSDB):

O prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel (PSDB), apoiará neste segundo turno, o candidato Jair Bolsonaro, por acreditar que a alternância de poder é interessante para o país e por acreditar que as propostas apresentadas pelo candidato do PSL, de forma macro, podem ajudar o Brasil a voltar para os eixos.

Baixo Guandu

Neto Barros (PCdoB):

“Sou Haddad, o único que tem condições de pacificar o país e cujo projeto inclui o povo no orçamento, garante a soberania nacional e a preservação do meio ambiente. O outro lado representa o atraso, não só político, pois é a continuidade do golpe e do governo anti-civilizatório de Temer e representa idéias atrasadas relacionadas às mulheres, negros, índios, movimentos sociais e LGBT.”

Afonso Claudio

Edelio Francisco Guedes (MDB):

Segundo a assessoria, até o momento o prefeito de Afonso Cláudio, Edelio Francisco Guedes, não se posicionou sobre o assunto.

Domingos Martins

Wanzete Wrüger (PSD)

: De acordo com a Prefeitura de Domingos Martins, o prefeito adotará a neutralidade neste segundo turno da eleição presidencial.

Alegre

José Guilherme (PSDB):

O prefeito afirmou que não vai se posicionou sobre o Segundo Turno das Eleições 2018.

Muqui

Renato Prúcoli (PTB):

O prefeito do município de Muqui também declarou apoio Bolsonaro. Quer mudança, moralização da política pública.

Vargem Alta

João Altoé (PSDB):

O prefeito de Vargem Alta também apoio Jair Bolsonaro. “Nunca fui alinhado com a filosofia de esquerda.”

Alto Rio Novo

Luiz Borel (MDB)

: O prefeito de Alto Rio Novo afirmou que não vai declarar o voto. 

Ponto Belo

Murilo Coelho (PSDB):

O prefeito do município de Ponto Belo declarou apoio ao candidato Jair

 

Bolsonaro. "Na atual circunstância é a melhor opção para o país. O PT esteve no poder por esse tempo todo e deixou rastros de corrupção."

Cachoeiro de Itapemirim

Victor Coelho (PSB)

: O prefeito do município de Cachoeiro de Itapemirim disse que não vai se posicionar. 

Guaçuí

Vera Costa (PDT):

A prefeita do município de Guaçuí afirmou que não vai se manifestar. “Os candidatos do segundo turno são os dois extremos. Mas espero que quem assumir possa fazer um governo bom.”

Dores do Rio Preto Preto

Ninho (PDT):

O candidato afirmou que votará em Jair Bolsonaro. “Estou cansado da corrupção do PT.”

Iúna

Coronel Weliton (PV):

O prefeito do município de Iúna declarou apoio a Jair Bolsonaro. “Os conceitos de valores do Bolsonaro condizem com os meus. É preciso resgatar os valores da moralidade na política pública”.

Atílio Vivacqua

Josemar (PDT)

: De acordo com a assessoria da prefeitura de Atílio Vivacqua, o prefeito vai ficar neutro no Segundo Turno das Eleições.

Mimoso do Sul:

Angelo Guarçoni (MDB): O prefeito do município de Mimoso do Sul disse que não vai se posicionar. 

Muniz Freire

Carlinhos (PROS):

O prefeito do município de Muniz Freire contou, em conversa ao jornal online Folha Vitória, que ainda não decidiu o voto.

Brejetuba

João Lourenço (PV):

Ainda não decidiu. “Acho que a situação do Brasil está difícil e nenhum dos dois candidatos têm preparo para assumir o governo”

Águia Branca

Angelo Antônio (PSD)

: O prefeito do município de Águia Branca declarou apoio a Jair Bolsonaro. "Ele não é nome ideal, mas acho que a mudança tem que acontecer. Acredito que a corrupção deve diminuir."

Água Doce do Norte

Paulo Márcio (DEM):

O prefeito do município de Água Doce do Norte declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro. “Muito difícil votar no PT agora. Meu voto é no Bolsonaro. Não acho que seja o melhor candidato, mas acredito na mudança.”.

Pancas

Sidcley (PDT):

O assessor explicou que o prefeito ainda não decidiu, mas não vai ficar isento. O cenário da política está complicado, segundo ele.

São Gabriel da Palha

Céia Ferreira (SD):

A prefeita do município de São Gabriel da Palha optou pela neutralidade.

Ibitirama

Reginaldo (MDB):

O prefeito do município de Ibitirama ainda não decidiu o voto. “Estou achando muito difícil os dois candidatos”, destacou.

São Domingos do Norte

Pedro Amarildo Dalmonte (PMN):

O prefeito do município de São Domingos do Norte declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro.

Marilândia

Geder Camatta (PSDB):

O prefeito do município de Marilândia disse que não vai se posicionar.



Apiacá 

Fabrício Thebaldi (PP)

: O prefeito do município de Apiacá declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro. 

Sem retorno

O jornal online Folha Vitória procurou os prefeitos de todos os 78 municípios do Espírito Santo para se manifestarem, mas apenas 55 responderam às demandas. Não deram retorno até o fechamento desta reportagem: 

Audifax Barcelos (Rede) - Prefeito da Serra
Gilson Daniel (PV) - Prefeito de Viana
Hilário Roepke (PMDB) - Prefeito de Santa Maria de Jetibá
Tininho (PRP) - Prefeito de Marataízes
Francisco Vervolet (PSDB) - Prefeito de Conceição da Barra
Dr. Fabrício Gomes (PP) - Prefeito de Apiacá
Robinho (PTN) - Prefeito de Vila Valério 
Christiano Spadetto (PMDB) - Prefeito de Conceição do Castelo
Marquinhos Messias (PSD) - Prefeito de Bom Jesus do Norte
Carlos Henrique Emerich Storck (PSDB) - Prefeito de Irupi
Darly (PMDB) - Prefeito de Itaguaçu
Dr. Fernando - (PSDB) - Prefeito de Alfredo Chaves
Pretinho Nunes (PDT) - Prefeito de Fundão
Felismino Ardizzon (PSB) - Prefeito de Rio Bananal
Iracy Carvalho (DEM)- Prefeita de Montanha
José Ricardo Pereira (PDT)- Prefeito de Piúma
Fabrício Petri (PMDB) - Prefeito de Anchieta
Arnóbio Pinheiro Silva (PRB) - Prefeito de Pinheiros
Luciano de Paiva Alves (PROS)- Prefeito de Itapemirim
Jones Cavaglieri (SD) - Prefeito de Aracruz
Guerino Luiz Zanon (PMDB) - Prefeito de Linhares
Dr. Zé Carlos (PMDB) - Prefeito de São Mateus
Bruno Araújo (PSDB)- Prefeito de Pedro Canário
Cacau Lorenzoni (PP) - Prefeito de Marechal Floriano

Pontos moeda