Política

VÍDEO l Deputado do PSL arranca cartaz de exposição sobre Dia das Consciência Negra na Câmara

O deputado afirma que a arte está ofendendo a Polícia Militar e os acusando de racismo

Foto: Reprodução/ Twitter

O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), arrancou um cartaz que estava na exposição de arte '(Re)Existir no Brasil - Trajetórias negras brasileiras', na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (19), contra o racismo. A arte tratava sobre o genocídio negro com uma arte de um policial, de arma na mão, e um rapaz negro estendido no chão, com a camisa do Brasil e algemado.

Nas redes sociais, a deputada federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Talíria Petrone, postou o vídeo do deputado arrancando a arte. "Um deputado acabou de arrancar um quadro da exposição (Re)Existir no Brasil - Trajetórias negras brasileiras, aqui na Casa. O quadro trazia dados sobre a violência de Estado contra negros e pobres. Não adianta quebrar placas! Precisamos de outra política de segurança!", disse no post. 

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ainda afirmou que a ação foi criminosa. "Ele arrancou tudo, destruiu tudo e cometeu o crime de racismo e quebra de decoro", afirmou. Jandira e outros parlamentares, como a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), prometeram levar o caso ao Conselho de Ética da Câmara.

Desde o início do dia, a imagem arrancada por Tadeu vinha causando desconforto aos deputados da chamada "bancada da bala". Mais cedo, o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) já havia encaminhado ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), um pedido para que o cartaz fosse retirado da exposição.

"Conforme se verifica do conteúdo da imagem, há a absurda atribuição da responsabilidade pelo genocídio da população negra aos policiais militares, prestando-se, assim, verdadeiro desserviço junto à população que trafega pelas dependências da Câmara, retratando negativamente o salutar papel dos policiais militares para a manutenção da ordem pública no nosso País", disse Augusto em seu pedido a Maia.

Repercussão

O caso repercutiu dentro e fora da Câmara. No momento, a deputada Talíria Petrone entrou em uma discussão com o deputado do PSL, o momento foi compartilhado na própria rede social. Nas imagens, é possível ver algumas pessoas acusando o Coronel Tadeu de racismo. 

O próprio Coronel postou um vídeo oficial, mostrando o cartaz sendo arrancado por ele. O deputado afirma que a arte está ofendendo a Polícia Militar e os acusando de racismo. 

Com informações do Estadão Conteúdo!

Pontos moeda