Política

Em visita ao ES, Queiroga diz que 350 milhões de doses de vacinas estão garantidas para 2022

Ministro da Saúde acompanhou um curso sobre atendimento a vítimas de acidentes promovido pela Força Nacional do SUS, no Pavilhão de Carapina, na Serra

Foto: TV Vitória

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou o Espírito Santo nesta quinta-feira (11) e acompanhou a realização de um curso sobre atendimento a vítimas de acidentes, promovido pela Força Nacional do SUS. 

Queiroga chegou ao Aeroporto de Vitória por volta de 9 horas e se dirigiu ao Pavilhão de Carapina, na Serra, onde participou do evento.

Ao lado da vice-governadora, Jacqueline Moraes, do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e de outras autoridades, o ministro falou da importância do trabalho da Força Nacional do SUS. 

Além disso, defendeu as ações do governo federal no enfrentamento à pandemia da covid-19, dizendo que mais de 350 milhões de doses de vacina estão garantidas para o ano que vem. 

"O governo federal, desde maio de 2020, apostou e temos uma campanha de vacinação eficiente. Eu falo isso para que se faça justiça. Temos mais de 500 milhões de doses para o ano de 2021. Isso permite assegurar que, até o final do ano, todos poderão estar imunizados com as duas doses de vacina. E nós temos R$ 353 milhões de doses de vacina para o ano de 2022", destacou Queiroga.

Curso contou com simulação de cena de acidente

O curso acompanhado pelo ministro da Saúde começou na quarta-feira (10) e teve dois dias de aulas teóricas. A ideia é capacitar técnicos, enfermeiros e socorristas, que atuam no Estado e nos municípios, para lidar com uma situação real de desastre. 

Para isso, nesta quinta-feira foi realizada a simulação de uma cena de acidente, com o socorro sendo prestado via terrestre e pelo ar. A cena contou com múltiplas vítimas, representadas por voluntários de instituições de Ensino Superior do estado.

Foto: Divulgação/ Sesa

A simulação foi a etapa final do curso, que capacitou 267 profissionais da área da saúde de todo o Espírito Santo, além de estudantes de medicina, que puderam assistir à aula prática. 

"Estamos mobilizando hoje o Detran, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Saúde, junto com o Samu e a rede hospitalar, no treinamento de uma resposta integrada a um incidente com múltiplas vítimas", destacou o secretário Nésio Fernandes, que disse ainda que o Espírito Santo deverá também contar com uma força regional do SUS.

"A expectativa do governo é, a médio prazo, criar uma instância da Força Estadual do SUS, permitindo que o Espírito Santo, numa situação de inundações, num acidente com plataforma petroleira, em alguma situação de desastre com transporte coletivo e com trens, tenha uma grande capacidade de resposta, podendo priorizar aquilo que é fundamental em qualquer desastre, que é salvar vidas", completou o secretário.

Este ano é a primeira vez que o Ministério da Saúde realiza o curso, que vai ser levado ainda para o estado do Amazonas.

"Esse treinamento visa capacitar o Estado para resposta rápida a todas as emergências em saúde que possam acontecer. Então nós podemos capacitar a força de saúde e outras agências correlatas para agir rapidamente em resposta ao cidadão", frisou o coordenador da Força Nacional do SUS, coronel Nivaldo Moura Filho.

"Todo ano nós vemos a possibilidade de chuvas e inundações. Então nós queremos deixar o estado já preparado para uma emergência, caso venha a acontecer", acrescentou.

O curso, cujo tema foi “Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)”, conta com simulados teórico e prático, proporcionando debates e reflexões críticas para exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano quanto para atendimentos de possíveis tragédias em curso.

"Esse treinamento é muito importante para que a gente possa, a partir de acontecimentos aqui no estado de eventos com múltiplas vítimas, saber que tipo de procedimentos a gente pode fazer, de forma multidisciplinar", destacou o enfermeiro Tiago Leal.

* Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda