Política

OAB-ES define lista com 12 advogados que concorrerão a vaga de desembargador

Ao todo, 35 advogados se inscreveram para a vaga. No entanto, participaram do certame 34 candidatos, já que um deles não compareceu à sessão extraordinária desta terça-feira

Foto: Divulgação/OAB-ES

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) escolheu os 12 nomes que irão concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), pela regra do Quinto Constitucional. A definição da lista com os candidatos ocorreu durante sessão extraordinária, na manhã desta terça-feira (30), no Sheraton Vitória Hotel, na capital capixaba.

Ao todo, 35 advogados se inscreveram para a vaga. No entanto, participaram do certame 34 candidatos, já que um deles não compareceu — o comparecimento dos candidatos à Sessão de Arguição é obrigatório, sob pena de desclassificação do processo de seleção.

Os 34 concorrentes ao cargo tiveram até cinco minutos para realizar suas apresentações e mostrar suas propostas e a representação da advocacia pelo Quinto Constitucional. A ordem das apresentações foi definida por sorteio.

"Os candidatos apresentaram, além das suas vidas pessoais e profissionais, todos os atributos aos quais se entendem que poderiam alcançar e legitimá-los à vaga de desembargador do TJES pelo Quinto Constitucional da advocacia", explicou o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Alessandro Rostagno.

Após as apresentações dos candidatos, teve início a votação, que contou com a participação de 35 conselheiros e membros honorários vitalícios aptos a votar. Cada um teve direito a escolher 12 nomes, por meio de voto declarado aberto.

Confira a lista dos escolhidos na votação da OAB-ES:

- Alexandre Puppim
- Américo Soares Mignone
- Anderson Sant’Ana Pedra
- Elisa Helena Lesqueves Galante
- Erfen José Ribeiro Santos
- João Batista Dalllapiccola Sampaio
- Luciano Olímpio Rhem da Silva
- Raphael Americano Câmara
- Ricardo Macedo Peçanha
- Rodrigo Marques de Abreu Júdice
- Samir Furtado Nemer
- Vinícius Pinheiro de Sant’Anna

Próximas fases

A próxima fase do processo será no dia 14 de dezembro, quando os 12 nomes escolhidos pelos conselheiros seguirão para consulta direta dos advogados, que elegerão a lista sêxtupla.

Em seguida, a lista segue para o Tribunal de Justiça, que a reduz a três nomes. A escolha final de quem irá ocupar a vaga no TJES é do governador Renato Casagrande.

Pontos moeda