• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Cálculo sobre evolução do eleitorado utilizou dados do IBGE

Política

Cálculo sobre evolução do eleitorado utilizou dados do IBGE

São Paulo - Para calcular a evolução do eleitorado nos Estados entre 1994 e 2014, o Estadão Dados utilizou apenas os números referentes aos eleitores que efetivamente compareceram às urnas.

Os mesmos cálculos, feitos com o total do eleitorado, segundo as estatísticas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, poderiam ter distorções, já que os cadastros estão desatualizados e incluem eleitores que pararam de votar.

Nas projeções até 2030, o Estadão Dados aplicou ao eleitorado atual os porcentuais de crescimento da população entre 18 e 70 anos, segundo previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa faixa inclui os grupos etários que são obrigados a votar. Dados oficiais mostram que os níveis de comparecimento desabam a partir da idade em que o voto deixa de ser obrigatório. São também menores entre os jovens de 16 e 17 anos.

Foram considerados "redutos" do PT e do PSDB os Estados onde esses partidos venceram as três últimas eleições presidenciais no 2º turno. Trata-se de uma simplificação, pois nem sempre petistas ou tucanos vencem em seus Estados também no 1.º turno. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.