Política

Guarapari: Prefeito alega improbidade e vereador contesta o não abono aos servidores

Em 2017 os servidores receberam um abono de mil reais

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução

Na manhã de hoje (18) o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, concedeu entrevista a uma rádio local explicando o porquê dos servidores municipais não terem recebido o abono salarial neste ano. “Hoje temos 52,7% da receita comprometida, após a folha de dezembro esse comprometimento deve chegar a 54%. Por isso estou proibido de dar abono, por conta do tribunal de contas e da lei da responsabilidade fiscal”.

Segundo o vereador do município, Marcos Grijó (PDT), a recomendação do Tribunal de Contas é que a receita não passe de 51,7% de comprometimento, mas que no dia de hoje (18) as 10h57 da manhã constava que o município estava com 48,57% da folha comprometida. “Ele pode dar o abono sim, resta saber se ele não tem o recurso ou não quer dar mesmo”, disse.

Foto: Aline Couto
Pesquisa feita no Tribunal de Contas nesta terça-feira pelo vereador Grijó .

Grijó acrescentou que em 2017, com o país em crise e no meio de uma transição de governo, o prefeito pagou mil reais de abono aos servidores. “Foi debatido o orçamento e a responsável pelo seu planejamento e estrutura fez a previsão de um aumento de receita em torno de 40 milhões. A justificativa dada pelo chefe do executivo é evasiva, com essa margem de 48 para 51% daria para chegar a um valor comum para esse abono”.

Durante a entrevista, Edson Magalhães contou que aguarda uma mudança no país no próximo ano para um aumento satisfatório da receita de Guarapari. “A receita permitindo, vamos adequar planos de cargos e salários para alguns servidores que estão ganhando abaixo do esperado”, finalizou.

Pontos moeda