Política

Ministro Dias Toffoli visita o ES e recebe Comenda Jerônimo Monteiro no Palácio Anchieta

A Comenda Jerônimo Monteiro é a mais alta honraria concedida pelo Governo do Espírito Santo

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Leonardo Duarte/Governo do Estado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, desembarcou no Espírito Santo na manhã desta segunda-feira (10) e foi homenageado no Palácio Anchieta, em Vitória. Toffoli recebeu a Comenda Jerônimo Monteiro, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado, no grau grã-cruz, pelos serviços prestados aos capixabas. 

O governador Paulo Hartung explicou que a trajetória profissional do ministro foi a principal motivação para a entrega da Comenda, além da preocupação de Toffoli com assuntos relacionados ao Espírito Santo. 

Foto: Thaiz Blunck

"A motivação foi a trajetória profissional muito bem sucedida e a interface em vários momentos com questões importantes da vida dos capixabas. Em vários momentos eu tive a oportunidade de dialogar com o ministro sobre interesse público do nosso estado e sempre tive nele a paciência de me ouvir e, mais do que isso, uma boa reflexão sobre os temas que levei, buscando manter a administração pública equilibrada, organizada, com capacidade para prestar serviços aos cidadãos do estado", afirmou Hartung. 

Foto: Leonardo Duarte/Governo do Estado

Em seu discurso, Dias Toffoli fez uma comparação de sua trajetória com a de Jerônimo de Souza Monteiro, 14º governador do Espírito Santo no período de 1908 a 1912 e patrono da Comenda. 

Foto: Thaiz Blunck

"O governador Jerônimo de Souza Monteiro, assim como eu, era filho de produtor de café. Também somos egressos da mesma instituição de ensino, a Faculdade de Direito da USP, o que muito me orgulha, ainda mais agora, quando recebo de um Franciscano uma Comenda com o nome de um, também, Franciscano. Temos ainda na nossa história o fato de termos morado no interior de São Paulo, momento em que, assim como eu, exerceu a advocacia. Muitas coincidências, inclusive, em relação ao nome que a comenda leva", discursou o ministro. 

Veja parte do discurso de Dias Toffoli no Palácio Anchieta!

Manifestação
Enquanto o ministro Dias Toffoli participava da cerimônia de entrega da Comenda Jerônimo Monteiro, um grupo de aproximadamente 20 pessoas fazia uma manifestação do lado de fora do Palácio Anchieta, com faixas pedindo o 'fim da impunidade', 'fim do auxílio moradia' e contra o indulto de Natal. 

Foto: Thaiz Blunck

Em seu pronunciamento durante a solenidade, o governador Paulo Hartung informou que sabia da manifestação e, por isso, decidiu receber o ministro na escadaria do Palácio.

"Quando soube que hoje teríamos uma manifestação aqui na frente, decidi recebê-lo lá embaixo, no pé da escadaria. É isso que nós, homens públicos, precisamos fazer hoje. Cada omissão nossa aumenta a irracionalidade nesse país e faz com que essa corda esticada saia dessa posição e a gente saia dessa paralisação para um caminho construtivo. Nós precisamos reformar profundamente o nosso país, para isso precisa de muito diálogo, muita conversa", destacou.  

Penas Inteligentes
O outro compromisso do ministro Dias Toffoli no Espírito Santo é a Solenidade de Adesão do Projeto "Penas Inteligentes", do Conselho Nacional de Justiça, realizada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama.

Durante o evento, Toffoli e o presidente do TJES assinam um termo de cooperação técnica entre o CNJ e o TJES para que o Espírito Santo seja o primeiro estado do País a receber o projeto, que tem como objetivo viabilizar a implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), com previsão para ser concluída no Judiciário Estadual até o fim deste ano.

Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está no Espírito Santo desde o dia 26 de novembro para viabilizar a implantação do SEEU. A previsão é de que cerca de 40 mil processos, que hoje tramitam em papel, passem a tramitar em meio digital até o fim da implantação do projeto. 





Pontos moeda