Política

Eleição para a presidência da Câmara Municipal da Serra é marcada por confusão

O fato do nome de Neidia Maura Pimentel, atual presidente da Casa, constar em duas chapas inscritas para a disputa foi o principal causador do tumulto

Posse de Audifax e recondução de Neidia Foto: Divulgação

A sessão de posse do prefeito reeleito da Serra, Audifax Barcelos (REDE), da vice-prefeita eleita Márcia Lamas (PSB), dos vereadores, e da eleição da presidência da Câmara Municipal foi marcada por muita confusão entre o fim da tarde e o início da noite deste domingo (1º).

O fato do nome de Neidia Maura Pimentel (PSD), atual presidente da Casa, constar em duas chapas inscritas para a disputa foi o principal causador do tumulto.

Inicialmente, Neidia poderia figurar como candidata a presidente em chapa que tinha o apoio de 12 vereadores ligados a Sergio Vidigal (PDT), de quem até então era aliada. Entretanto, o grupo decidiu inscrever Basilio da Saúde (PROS) como o cabeça da chapa e a vereadora como secretária.

Por não aceitar o posto que iria ocupar, Neidia acabou migrando para o lado dos 11 vereadores ligados a Audifax Barcelos (REDE), que em vez de escolherem Alexandre Xambinho (REDE), Guto Lorenzoni (PP) ou Luiz Carlos Moreira (PMDB), escolheram o nome da vereadora para liderar o grupo. Com isso, agora ela se tornou aliada de Audifax.

Ao perceberem a manobra, os vereadores da oposição protestaram, acompanhados de parte do Plenário da Casa. Houve discussão, gritaria e a sessão precisou ser interrompida por alguns minutos. Neidia Maura Pimentel chegou a chorar na ocasião. 

"Você que se diz presidente, que fala de palavra, não tem nem coragem de olhar para a frente", protestou contra a presidente o vereador Wellington Alemão (DEM).

Apesar de todo o imbróglio, Neidia foi reconduzida ao comando da Câmara Municipal por 11 votos. Na chapa eleita, ela figura como presidente; Rodrigo Caldeira (REDE) como vice; Robinho Gari (PV) como 2º vice-presidente; Roberto Catirica (PHS) como 1º secretário e Adriano Galinhão (PTC) como 2º secretário.

Pontos moeda