• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Governo do Estado finaliza Plano de Saneamento de 11 cidades capixabas

Política

Governo do Estado finaliza Plano de Saneamento de 11 cidades capixabas

Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Pinheiros, Sooretama e Nova Venécia foram as cidades contempladas, todas elas indicadas pela Amunes

Buscando universalizar os serviços de saneamento básico em todos os municípios capixabas, o Governo do Estado finalizou nesta terça-feira (5) a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de 11 municípios capixabas.

Os prefeitos das cidades contempladas com as obras receberam o resultado do estudo em evento realizado nesta terça-feira (5), no Palácio Anchieta, que contou com a presença do governador Paulo Hartung (PMDB) e de Rodney Miranda, secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pasta responsável pela elaboração dos Planos em ação conjunta com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

As cidades contempladas com o estudo de saneamento fazem parte de todas as regiões do Estado: Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Pinheiros, Sooretama e Nova Venécia, todas elas indicadas pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

“Agradeço a todos os envolvidos que nos permitiram produzir este importante produto em temas que são enormes desafios. Estamos falando de tratamento de água, coleta de esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Quatro temas relevantes na vida de uma cidade”, ressaltou Hartung durante o evento.

O governador fez questão de explicar também o avanço dos investimentos em saneamento e na preservação do Meio Ambiente em todo Estado.

"Estamos falando de milhões. O maior programa ambiental do Estado, o de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, cujas obras estão sob a responsabilidade da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), está dando início ao cuidado de reflorestamento ambiental, de cuidado com as nascentes. Conceição do Castelo e Divino de São Lourenço, na Região do Caparaó, e Marechal Floriano, na Região Serrana, serão os próximos e novos editais serão lançados para contemplar os municípios de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá”, concluiu.

A aprovação dos Planos pelas Câmaras municipais até 31 de dezembro é uma determinação federal, por meio da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007). Os municípios que não se adequarem à norma ficam impedidos de acessar os editais de investimentos federais nas áreas de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos.