Saúde

Câncer irá acometer 1.260 pessoas no município de Vitória e mais de 11 mil em todo o Estado

Data de combate ao câncer é celebrada no dia 4 de fevereiro

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Campanha de solidariedade com pacientes oncológicos precisa ser apoiada. 

A data 4 de fevereiro marca a luta contra o câncer. A campanha foi instituída para conscientizar a população dos cuidados necessários para prevenir a doença, que mata milhares de brasileiros todos os anos. Alimentação saudável, prática diária de atividades físicas e realização de exames periódicos são maneiras de evitar todos os tipos de tumor. 

A oncologista Carolina Conopca, destaca números que chamam atenção para os capixabas. Até o final de 2019 são previstos 11.540 casos da doença em todo o Espírito Santo. Somente em Vitória, entre homens e mulheres, 1.260 pessoas poderão ter a doença. 

A médica alerta sobre os hábitos ruins cada vez mais desenfreados com alimentação, cuidados com a saúde física e mental, que podem impulsionar ainda mais casos. Outro comportamento que a médica aponta é que cada dia mais pessoas têm se solidarizado com pacientes na luta contra o câncer. 

“Alguns movimentos até mesmo na internet, como a campanha Vá de Lenço, fomentam que familiares, amigos e até colegas de trabalho utilizem o lenço para mostrar apoio a quem passa pelo problema. No dia 4 de fevereiro, em que se celebra o Dia Mundial do Câncer, e em todos os 365 dias do ano precisamos lembrar que cuidar da saúde e ser solidário ao próximo é uma grande arma contra a doença”, finaliza a profissional.  

Pontos moeda