Saúde

Contato com a água doce? Cuidado, você pode ser contaminado pela Esquistossomose!

Durante o verão é comum as pessoas procurarem se refrescar em rios e lagoas de água doce, podendo ser contaminada pela doença do caramujo

Foto: Divulgação
Contaminação ocorre após contato com rios e lagoas de água doce infectados pelo verme. 

Barriga d’água, xistos, doença do caramujo e coceira de nadador. Todos esses são nomes dados à Esquistossomose Mansoni. Uma doença crônica causada por vermes presentes em água doce. Quando não tratada adequadamente pode evoluir para danos renais, infertilidade, lesões genitais e até morte. 

Jeann Marrie Marcelino, coordenadora do departamento de Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, explica quem são as pessoas mais vulneráveis à infecção. “É uma doença muito relacionada à falta de saneamento e também hábitos de vida relacionados ao uso de água doce para lazer, para trabalho, pescadores, mulheres que lavam louça ou roupa na beira do rio". 

Foto: Divulgação
Verme se aloja no caramujo, que é o hospedeiro da doença. 

Ao entrar em contato com a água doce infectada pelo verme Schistosoma mansoni – que se aloja em caramujos, as pessoas correm o risco de contrair a doença. O problema, é que em grande parte dos casos a infecção não é percebida. Na forma aguda – ou seja, infecção imediata – é comum febre, dor de cabeça, tosse, calafrios, suor intenso, falta de apetite e até mesmo diarreia. 

Já na forma crônica os sintomas são diferentes. “Podemos relacionar como sintomas uma sensação de plenitude gástrica – ou sensação de estar cheio, com o estômago cheio. Algum tipo de prurido anal, palpitações cardíaca, emagrecimento – a pessoa emagrasse muito e fica com a barriga mais saliente. Pode haver até impotência sexual e diarreia também”, listou Marrie. 

Se você está frequentemente em contato com água doce ou se já sentiu algum dos sintomas citados, procure uma Unidade de Saúde. O tratamento da esquistossomose é gratuito e está disponível nas redes do Sistema Único de Saúde. 

Pontos moeda