Saúde

Dengue: Boa Esperança, no Noroeste do estado, decreta estado de emergência

Foram mais de 100 casos da doença no município de dezembro até a metade de janeiro

Foto: Divulgação
Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus da zika.

A Prefeitura de Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo, decretou estado de emergência por causa da epidemia de dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti. Com altos índices da doença, o município tomou uma série de medidas emergenciais para diminuir as estatísticas.

A Vigilância em Saúde de Boa Esperança fez um levantamento. De dezembro até o dia 15 de janeiro foram 102 casos da doença, 41 registros só no Centro da cidade. Outros 23 no bairro Nova Cidade, 20 em Vila Tavares e 18 na comunidade Quilômetro Vinte.

Pelo decreto, o município deve fazer a limpeza imediata de todos os terrenos baldios e imóveis abandonados. Esse trabalho, que deve ser feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, já começa nesta segunda-feira (20). Os donos desses lotes vão ser notificados e multados.

Com base no decreto, a Vigilância em Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais, vai autorizar agentes de saúde a entrar nas casas fechadas ou abandonadas para que seja feito o trabalho de combate ao mosquito, que também transmite a chikungunya e o vírus da zika. Policiais vão acompanhar os agentes.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Ana Rosa Marin, desde dezembro do ano passado o município faz campanhas e mutirões nos locais mais afetados.

Pontos moeda