Saúde

Secretaria de Saúde promove mutirão contra a dengue

Objetivo é recolher materiais que podem ser criadouros do Aedes aegypti em Venda Nova do Imigrante

Foto: Divulgação

O verão é uma estação propícia para diversão, atividades ao ar livre e para aproveitar as férias. Além disso, é um período de muita atenção aos materiais que acumulam água, pois são criadouros de mosquitos transmissores de diversas doenças, como a dengue e a chikungunya.

Em Venda Nova do Imigrante, a Secretaria Municipal de Saúde prepara um mutirão de limpeza em algumas comunidades do município. A iniciativa tem como base a preocupação com a doença, que, em 2019, atingiu quinze moradores da cidade serrana.

O mutirão será realizado a partir do dia 27 com o apoio do serviço de coleta de lixo. Durante cinco dias, o caminhão da coleta passará pelas comunidades do centro e do interior de Venda Nova do Imigrante recolhendo os materiais que podem ser focos do mosquito Aedes aegypti. Com a realização do mutirão, o objetivo é eliminar os criadouros dos mosquitos para que os moradores não adoeçam.

Quais itens separar para a coleta

Entre os dias 27 e 31, os moradores devem separar itens que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os materiais podem ser latas, garrafas, pneus, potes, caixa d’água quebrada e móveis.

A orientação da Secretaria de Saúde é que os itens sejam colocados na calçada no dia anterior à passagem do caminhão ou até às 7h do dia da coleta. O órgão municipal lembra também que, nessas datas, os moradores não podem colocar o lixo comum para recolhimento.

Confira o cronograma e as orientações abaixo divulgadas pela Secretaria de Saúde:

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante


Pontos moeda