Saúde

Bebida alcoólica pode causar mal hálito e problemas bucais no Carnaval

Açúcar em bebidas como os drinks, podem causar dor, sensibilidade e cárie

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
É preciso escovar os dentes e passar fio dental entre eles três vezes ao dia. Consulta ao dentista é indicada para comprovar a saúde bucal. 

O carnaval é um dos feriados mais esperados do ano, é também uma época marcada pela combinação de festas, bebidas e muita paquera. A folia pode durar o dia todo ou se prolongar pela noite, no entanto, é muito importante lembrar que a diversão não pode ameaçar a saúde da boca.

“Muitos foliões deixam de lado os cuidados básicos nesse período e, como estão mais expostos, podem ser surpreendidos com problemas bucais”, afirma Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

Embora façam sucesso durante a folia, as cervejas e os drinques mais doces como coquetéis também representam um perigo a mais para a saúde bucal. Quando ingeridos juntos, o açúcar e o álcool liberam um ácido que desgasta o esmalte dos dentes e pode causar dor, sensibilidade e até cárie.

O mau hálito é outra consequência. “Como o álcool tem efeito diurético, ele desidrata o corpo e reduz o fluxo da saliva, deixando a boca mais seca. Esse cenário favorece a proliferação de microrganismos que causam a placa e o mau hálito”, explica Vassolér.

Além do aumento no consumo de álcool, durante o carnaval, muitos solteiros aproveitam as festas e bloquinhos de rua para a paquera e o beijo pode ser mais um fator de alerta. Segundo a consultora, “a boca é a porta de entrada para diversas doenças, como mononucleose, tuberculose, hepatite B e o vírus HPV, por exemplo. Por isso, é essencial que, mesmo na diversão, o folião lembre-se de manter a sua rotina de higiene bucal”.

Siga as dicas para curtir o período com segurança

- Não esqueça de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental;

- Em casos de lesões e feridas na boca, procure um profissional especializado para receber orientação adequada;

- Evite beijar muitas pessoas em curto espaço de tempo. A troca exagerada de microrganismos potencializa as chances de doenças;

- Se ingerir bebidas alcoólicas, lembre-se de tomar bastante água. A hidratação evita o mau hálito e reduz as manchas nos dentes;

- Se perceber que está com mau hálito, não substitua a escovação por balas ou chicletes. Essas opções provocam cáries e outros problemas bucais. 

Pontos moeda