Saúde

Palestra sobre alcoolismo na terceira idade acontece na sexta-feira

O consumo excessivo de álcool na terceira idade está vinculado, muitas vezes, à depressão e à ansiedade, que são motivadas por condições como aposentadoria, solidão e viuvez

Foto: Márcia Leal/PMCI

As consequências do uso abusivo do álcool na terceira idade serão tema de uma palestra, nesta sexta-feira (22), para idosos assistidos pelo Centro de Convivência Vovó Matilde, no bairro São Geraldo.

A atividade, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo (18 de fevereiro), será ministrada, a partir das 8h30, pelo conselheiro terapêutico Ivan Moreira, do projeto Vidda, da prefeitura.

O consumo excessivo de álcool na terceira idade está vinculado, muitas vezes, à depressão e à ansiedade, que são motivadas por condições mais comuns nessa fase da vida, como aposentadoria, solidão e viuvez. Mas, em alguns casos, o alcoolismo é resultado de uma longa história de abuso da bebida.

“As atividades que oferecemos regularmente no Centro de Convivência incentivam os idosos a manterem uma vida mais saudável e oportunizam a interação social, afastando-os desse tipo de comportamento. Mas nunca é demais debater e conscientizá-los sobre esse assunto, que é muito sério. Também convidamos os familiares a participar”, explica a coordenadora do espaço, Maria José Cipriano da Silva.

Pontos moeda