Saúde

Coronavírus pode causar queda de cabelo em infectados

A dermatologista Lorena Barcelos explica que a queda associada ao novo coronavírus pode ser revertida com o tratamento adequado

Foto: Reprodução / Instagram

A covid-19 pode causar queda de cabelo nos infectados, segundo a dermatologista Lorena Barcelos, que observou um aumento dos casos de eflúvio telógeno, queda aguda dos fios após uma infecção viral, entre os pacientes do seu consultório que já contraíram a doença.

O problema nos fios como consequência do contágio pelo novo coronavírus apareceu em um levantamento norte-americano realizado com 1500 pessoas pela Escola de Medicina da Universidade Indiana e pela Survivor Corps, que listou os sintomas que podem persistir mesmo após a recuperação da covid-19.

“Até que haja mais pesquisas que nos ajudem a entender por que esses sintomas de longo prazo estão acontecendo e como tratá-los, milhares de pessoas continuarão a sofrer (...) pela incerteza sobre quando elas se sentirão bem novamente”, disse a pesquisadora Dra. Natalie Lambert, responsável pelo mapeamento.

De acordo com Barcelos, o problema aparece cerca de oito semanas após o contágio e pode durar até seis meses, se não tratado corretamente. “É um tipo de queda muito conhecido entre os dermatologistas, secundária à infecção por algum vírus, que também pode ser causada pelo estresse em decorrência da doença ou pelo uso de medicamentos”, explica.

Segundo a especialista, a queda é benigna, mas é necessário uma investigação profunda para observar se não há outras causas associadas, como um distúrbio nutricional ou alteração hormonal, que podem potencializar o problema.

Não há uma relação entre a gravidade do quadro desenvolvido pela covid-19 com o surgimento da queda de cabelo. “Ainda não se comprovou se existe um grupo de pacientes que têm mais predisposição. Pacientes que tiveram quadros graves podem não ter queda, e pacientes que tiveram quadros leves podem ter queda aguda”, afirma Barcelos.

A recomendação é a de que um dermatologista seja consultado aos primeiros sinais de queda e, assim, dar início ao tratamento adequado para cada pessoa, inclusive realizar um exame sorológico para identificar se não houve um contágio assintomático do novo coronavírus.

“Tem que tratar a queda na base, observar se há outra causa associada ou causa genética, e a partir disso a gente entra com tratamento com loções, medicamentos, tratamentos a laser ou até mesmo injetáveis no couro cabeludo'', explica a dermatologista.

A especialista alerta para casos de negligência, em que se associa a queda a um evento passageiro após a covid e o tratamento não é feito a tempo de evitar danos mais graves aos fios. “A queda pode ser transitória e fácil de reverter, mas tem que sempre procurar uma consulta para que esse cabelo possa se recuperar por completo”.

FONTE: Portal R7 

Pontos moeda