Saúde

Conheça as causas e tratamentos para ansiedade infantil

Dores de cabeça, no estômago e tensão muscular são sintomas da doença

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Perturbações de ansiedade, quando ignoradas na infância, persistem na vida adulta. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, 9,3% da população sofre com ansiedade. E as crianças não estão imunes, pois é muito frequente elas apresentarem indícios de ansiedade, que pode ser confundida com o Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da ansiedade infantil, como, por exemplo, o longo período longe dos pais, a insegurança, o medo ou até a rotina escolar.

A psicóloga Beatriz Moura, explica que os sintomas variam de acordo com o tipo de ansiedade. Os sinais mais comuns são dores de cabeça e estômago e tensão muscular. De acordo com a especialista, o diagnóstico em crianças e adolescentes difere dos adultos no que diz respeito aos sintomas físicos. Os tipos de ansiedade que podem atingir as crianças são:

Ansiedade por separação dos pais - crianças e adolescentes que apresentam esse quadro têm um medo irreal de que algo prejudicial aconteça com eles ou com seus pais, quando se afastam.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) - O TAG caracteriza-se pela presença de preocupações excessivas e incontroláveis sobre diferentes aspectos da vida. Apesar de preocupações serem uma manifestação de ansiedade bastante comum e fazerem parte da experiência humana, pacientes diagnosticados com TAG mostram o prolongamento desse estado ansioso.

Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social (TAS) – É mais comum em Crianças com até 2,5 anos que tendem a não se sentir confortáveis perto de pessoas não familiares. Este comportamento é esperado para a idade e deve ser entendido como parte do desenvolvimento infantil normal. Entretanto, após este período, se o estranhamento persistir e interferir na construção de uma vida social, é possível que este desconforto tenha se tornado patológico.

Como a ansiedade pode comprometer nas atividades diárias da criança? 

A psicologa explica que a ansiedade pode ter um impacto significativo no dia a dia, com consequências no desenvolvimento e interferência nas aprendizagens, no estabelecimento de amizades e nas relações familiares. "Muitas perturbações de ansiedade, quando ignoradas na infância, persistem na vida adulta, aumentando a probabilidade de se desenvolverem outro tipo de patologias", disse Beatriz. 

Sintomas 

Podem causar sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham de diversas formas e os principais são a constante tensão ou nervosismo, sensação de que algo ruim vai acontecer, problemas de concentração, medo constante, problemas para dormir e irritabilidade.

Já os sintomas físicos são dores no peito, respiração ofegante e falta de ar, aumento no suor, tremores, sensação de fraqueza e cansaço. Ataques de pânico são uma reação comum aos transtornos de ansiedade e os principais sintomas são pânico incontrolável, aumento da respiração e frequência cardíaca, tonturas e problemas gastrointestinais. Em alguns caos os sintomas físicos podem ser confundidos com doenças como infarto, por exemplo.

A ansiedade pode desencadear outras doenças?

A especialista explica que ela pode provocar outros problemas, como por exemplo, o vício no alcoolismo na vida adulta. Beatriz comenta que para tratar a ansiedade o método indicado é a Terapia Cognitivo Comportamental.  

Pontos moeda