Saúde

Autocuidado para alcançar envelhecimento saudável

Hoje 14% das pessoas do País são idosas, até 2050 a previsão é de que o número suba para 30%.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Há poucos anos o Brasil tinha uma população idosa muito pequena. Hoje já é considerado um país que deve se preparar para envelhecer bem, pois 14% das pessoas estão na terceira idade. Os jovens de hoje já devem buscar melhor qualidade de vida para envelhecerem com saúde, independência e autonomia, ao mesmo tempo em que as políticas de saúde já devem se preparar para contribuir na promoção da saúde e a prevenção do adoecimento.

O CEO da Intermed Saúde, Fabrício Aigner disse que o mercado está necessitando de profissionais de diversas áreas preparados para cuidar de idosos. Não apenas doentes, mas para ajudar na promoção da saúde e qualidade de vida como forma de prevenir o adoecimento.

O enfermeiro gerontólogo Sandro Calefi, disse que as pessoas entre 40 e 60 anos devem se preparar para envelhecer bem, com saúde. “É o momento de planejar o que iremos fazer quando nos tornarmos idosos. Momento de investir em qualidade de vida, hábitos saudáveis e também de criar estratégias para viver mais e com saúde”, disse.

Envelhecer é privilégio, mas ainda é para poucos no Brasil. Nossa realidade ainda é de idosos isolados em casa ou em lugares que não o ajudam explorar sua independência e autonomia. Ainda temos pouco ou quase nenhuma discussão sobre envelhecer.

“Envelhecer não é sinônimo de adoecer. São coisas distintas e que, infelizmente, ainda não está claro na cabeça do brasileiro”, disse o enfermeiro.

Sandro disse que para envelhecer bem é necessário manter uma alimentação equilibrada com muitos legumes, verduras, carnes magras e frutas. Ter noites de sono bem dormidas, praticar atividades físicas e manter-se socialmente ativo também são prescrições ditas por ele.

Dicas para envelhecer bem

- Manter a mente ativa, sempre aprendendo coisas novas;

- Ter alimentação equilibrada;

- Dormir bem;

- Manter relações sociais saudáveis;

- Fazer exames de rotina;

- Seguir orientações médicas, caso tenha alguma doença crônica ou situação de saúde que exija algum cuidado. 

Pontos moeda