Saúde

Chegada do outono exige atenção redobrada com idosos

Alguns cuidados permitem passar pela estação mais seca do ano com saúde

Foto: Divulgação
Beber água é muito importante para hidratar o corpo e as vias nasais. 

O outono chegou e traz com ele uma atenção redobrada: o cuidado com a saúde. Segundo dados divulgados recentemente pelo Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, embora o outono seja ameno no Brasil, é de extrema importância o cuidado com a saúde, pois é nessa estação que as temperaturas mudam e o aumento de alergias e doenças respiratórias cresce consideravelmente.

É por isso que a chegada do outono faz com que sejam necessárias mudanças na rotina dos idosos, principalmente por serem o grupo que mais sofrem com as alterações de temperatura durante o ano. De acordo com a enfermeira Especializada em Terapia Intensiva para Adulto da Jequitibá Residência Assistida, Larissa de Oliveira, existem diversas maneiras de prevenir e evitar a chegada das doenças respiratórias. Confira as dicas da profissional para evitar que os idosos adoeçam com a chegada do outono.

Manter-se hidratado

75% do corpo é formado por água, por isso, para um bom funcionamento, é de extrema importância beber bastante líquido.

Caprichar na alimentação

É fundamental ingerir muita proteína (carnes), frutas e verduras. Nesta época do ano, a imunidade cai e o idoso precisa estar protegido. A alimentação na velhice deve ser composta por alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais.

Evitar carboidratos

As refeições devem ser equilibradas (pães e massas em excesso não ajudarão a manter um corpo saudável).

Reforçar a Vitamina D

Tomar pelo menos 15 minutos de sol pela manhã fará com que os ossos fiquem mais fortes.

Usar cremes hidratantes

A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por sua proteção. Portanto, utilizar cremes hidratantes de qualidade e hipoalergênicos pelo menos 2 vezes por dia afasta o risco de ter uma pele ressecada.

Banhos com água morna e sabonete neutro

Evite tomar vários banhos por dia e não use água quente, pois essa ajuda a remover a barreira de hidratação natural da pele. Dê preferência também para sabonetes neutros.

Pontos moeda