Saúde

Cirurgia ortognática também é utilizada para Harmonização do rosto

Cirurgia é utilizada para corrigir mastigação, gengiva e melhorar a posição do queixo, mas também vem sendo utilizada para melhorar a estética. Entenda!

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Procedimento é indicado para quem possui desarmonia facial.

Com o objetivo de melhorar a mastigação, corrigir a gengiva e melhorar a posição do queixo, a cirurgia ortognática é funcional, mas também ganha caráter estético, pois o maxilar é recolocado no posicionamento adequado, fazendo assim com que a face tenha uma harmonização. Mas essa cirurgia não é isolada, porque ela faz parte de um tratamento cirúrgico ortodôntico, que pode ser realizado antes, durante e depois da cirurgia. 

De acordo com a ortodontista Catarina Riva, esse procedimento é indicado para quem possui desarmonia facial, que em muitos casos pode ser mais que um problema estético, e sim de saúde. “Normalmente isso acontece devido a um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem o rosto, como, por exemplo, o queixo, maçã do rosto, nariz ou mandíbula. Além disso, esse procedimento ajuda a amenizar dores na musculatura ou articulações, provocadas ou não pela deformidade”. 

Foto: Divulgação
Antes e depois da cirurgia ortognática.

Ainda segundo Catarina, a cirurgia é realizada por dentro da boca e raramente é feito com corte no rosto. A cirurgia consiste basicamente no ato de “soltar” o maxilar superior, o inferior ou o queixo (em alguns casos, todos eles). Sendo assim, a definição da nova posição é realizada com placas e parafusos de titânio, na maioria das vezes.

Além da funcionalidade da cirurgia ortognática, ela pode sim ser realizada somente com o objetivo de melhorar a estética, mas também existem casos em que a intervenção cirúrgica pode ser utilizada para fins funcionais. Porém, mesmo com a necessidade médica, essa cirurgia ajuda na autoestima.

Catarina Riva expõe que é necessário a utilização de aparelho ortodôntico durante o processo da cirurgia. “Em casos de dentes com alturas diferentes, tortos e desalinhados o encaixe da mandíbula vai ser difícil durante a recolocação na posição correta na cirurgia, por isso a necessidade do uso do aparelho antes da intervenção”, comenta.

No pós-operatório a dor não representa o maior desconforto, mas sim o inchaço. Durante esse período o paciente deve permanecer em repouso nos primeiros 20 dias e ingerir alimentos pastosos e líquidos. Já na terceira semana é possível começar a ver uma melhora, pois o rosto começa a desinchar. Mas o paciente volta a mastigar normalmente depois de 50 dias, aproximadamente.

Pontos moeda