Saúde

Covid-19: quase 13 mil crianças são vacinadas durante mutirão no ES

O mutirão para ampliar a cobertura vacinal das crianças entre 5 e 11 anos de idade aconteceu na sexta-feira (11) e sábado (12) em todo o Espírito Santo

Foto: Gabriel Werneck/PMV

Durante dois dias, 12.927 crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas contra a covid-19 em todo o Espírito Santo. O balanço foi divulgado pela secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (14). O objetivo, segundo a Sesa, foi ampliar a cobertura vacinal dessa faixa etária. Atualmente, 40% do público-alvo recebeu a primeira dose dos imunizantes contra a doença.

Segundo a secretaria de Saúde, 65 mil doses foram disponibilizadas para esse público durante os dias de mobilização. A expectativa era de, com isso, alcançar 90% dessa faixa com a D1.

Além das crianças, outros grupos foram contemplados com os imunizantes por meio da livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento durante o mutirão. A Sesa informou que também foram ofertadas a primeira e segunda doses (D1 e D2), além da dose de reforço, de acordo com cada faixa etária.

Durante os dois dias de mutirão, 37.106 pessoas receberam as doses, sendo 12.927 crianças, chegando a 40% de cobertura do público-alvo com uma dose ou dose única no Estado; outros 1.634 adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados nos dois dias.

No primeiro dia da mobilização, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, acompanhou o mutirão de vacinação infantil em cinco municípios da região Norte do Estado: Vila Valério, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Barra de São Francisco e Ecoporanga. Na ocasião, elr fez um apelo para que os pais e mães levassem seus filhos para serem imunizados. 

“É fundamental que os responsáveis por nossas crianças entendam a importância, necessidade e a segurança da vacinação nesse público. Estamos fazendo uma mobilização intensa em todo Estado e faço um apelo aos papais e as mamães para que levem seus filhos para serem vacinados”, afirmou.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde também esteve no interior do Estado. Luiz Carlos Reblin visitou as microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana. “É a oportunidade de agradecer presencialmente o esforço dos profissionais de Vigilância em Saúde em prol das coberturas vacinais capixaba. Reconhecemos o esforço de todos esses profissionais e sua dedicação à vacinação contra a Covid-19”, disse.

Laranja da Terra alcança 70% do público infantil vacinado com a primeira dose

O município de Laranja da Terra, na região Serrana do Espírito Santo, se destacou pela porcentagem de crianças vacinadas com a primeira dose: 70%. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a cobertura é superior à média do Estado.

"Laranja da Terra apresenta uma taxa de cobertura de D1 no público infantil superior à média do Estado. Além do empenho e dedicação dos profissionais de Afonso Cláudio na execução das estratégias do plano de vacinação”, afirmou.


Pontos moeda