Saúde

Recuperados da covid-19, pacientes podem desenvolver estrabismo. Entenda!

Estrabismo e visão dupla foram as queixas oftalmológicas apresentadas após a infecção pelo coronavírus. Especialistas do Espírito Santo perceberam aumento de casos

Foto: Divulgação

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, especialistas do Estado perceberam um aumento significativo no número de adultos que desenvolveram visão dupla e estrabismo após a infecção pelo vírus. 

Pesquisas já mostraram que o vírus tem uma preferência pelo sistema neurológico, podendo causar uma inflamação em alguns nervos cranianos responsáveis pelos movimentos dos olhos. Essa inflamação pode levar ao desalinhamento ocular e consequentemente à diplopia, que é conhecida como visão dupla.

Uma pesquisa publicada no jornal Lancet Psychiatry analisou 236.379 mil pacientes, sendo a maioria americanos, e descobriu que 34% deles acabaram diagnosticados com doenças neurológicas ou psiquiátricas nos seis meses seguintes à infecção.

De acordo com a oftalmologista, Hanna Teodoro, do Hospital de Olhos de Vitória, o nervo mais acometido nesses casos de infecção é o nervo abducente (sexto nervo craniano), responsável por fazer o olho se mover para fora, em direção à orelha, mas também pode acometer os demais nervos que comandam os músculos oculares.

“Acontece que com o acometimento do sexto nervo craniano, o paciente irá apresentar estrabismo convergente, que é o desvio para dentro, e visão dupla horizontal, que é quando uma imagem se torna duas, uma ao lado da outra”, explicou a médica.

Sequela é reversível na maioria dos casos

A especialista explicou que, na maioria dos casos, o estrabismo melhora espontaneamente. Mas, caso permaneça por mais tempo, pode ser necessária alguma intervenção, que inclui tratamento com toxina botulínica ou cirurgia.

A médica deixou uma mensagem de alerta para os pacientes infectados. “Após acabar o período de isolamento (10 dias após início dos sintomas ou do PCR e sem sintomas por 3 dias), é muito importante procurar um oftalmologista”, disse.

Pontos moeda