Saúde

Primeiros socorros: jovens em Vitória aprendem técnicas para atuarem em situações de risco

As atividades acontecem nesta terça-feira (3) e o objetivo é preparar os participantes para agirem em situação que necessitem de emergência em saúde

Foto: Divulgação

Uma oficina vai ensinar jovens que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens - Projovem, no Centro de Vitória, a prestar o atendimento inicial a eventuais vítimas em situações de risco, antes da chegada de um profissional de saúde especializado.

As atividades acontecem nesta terça-feira (3) e o objetivo é preparar os participantes para agirem em situação que necessitem de emergência em saúde. 

O projeto é chamado "Mãos que Salvam Vidas" e conta com a parceria de alunos e professores dos cursos de medicina e enfermagem de uma faculdade particular que funciona na Capital. Serão eles os responsáveis por transmitirem os conhecimentos para os jovens.

Foto: Divulgação / Pexel
Manobra de heimlich: técnica de primeiros socorros é usada em caso de emergência por obstrução de corpo estranho nas vias respiratórias

Durante as atividades, o grupo vai receber orientações básicas de primeiros socorros, como por exemplo a manobra de reanimação cardiorrespiratória fundamental para manter a circulação sanguínea do coração e de outros órgãos vitais. Ao saber como realizar a manobra, os jovens capacitados poderão garantir a sobrevida da pessoa em questão até que aconteça o atendimento médico emergencial.

Segundo a técnica de referência do Projovem CRAS Centro, da secretaria de Assistência Social de Vitória, Flariene Alves da Silva, a ação faz parte do sub-eixo juventude e saúde. "(...) Nesse contexto, queremos ofertar oficinas que possibilitem vivências e formações para essa juventude", disse.

A expectativa é que cerca de 27 jovens, com idade entre 14 e 17 anos, recebam o treinamento inicial. 

Pontos moeda