Saúde

Bike indoor conquista pessoas em busca da boa forma

Com a atividade, metabolismo e os batimentos cardíacos são acelerados, aumentando a resistência e força muscular

Foto: Divulgação / Pexel
Aulas são realizadas numa bicicleta que simula as de corrida e a principal fonte de energia vem do metabolismo aeróbico.

Pedalar muito, sem sair do lugar, de forma dinâmica e divertida, é a principal característica de uma modalidade que a cada dia conquista novos adeptos: a bike indoor. Além de melhorar o condicionamento cardiovascular e respiratório, o exercício auxilia no processo de emagrecimento e queima muitas calorias.

As aulas de ciclismo indoor são realizadas numa bicicleta que simula as de corrida, e a principal fonte de energia vem do metabolismo aeróbico. Segundo o educador físico da Azen Academia, Flávio Simôr, é uma das atividades mais intensas que a academia oferece. 

“Geralmente, a duração da aula é de 45 a 60 minutos e são feitas várias simulações de subidas e descidas, alternando a velocidade com o ritmo da música, o que torna a aula ainda mais animada e deixa os alunos mais motivados”, comenta.

Ao pedalar, os músculos mais trabalhados são os das pernas e dos glúteos e, dependendo da força e do empenho individual, os resultados podem ser vistos rapidamente. Além disso, o metabolismo e os batimentos cardíacos são acelerados, aumentando a resistência e força muscular.

Flávio explica que praticar exercícios que exigem muito desempenho físico não favorece apenas a estética e a autoestima, mas também o alcance de uma vida mais equilibrada. “Exercitar-se combate e previne inúmeras doenças, diminui os níveis de estresse, melhora a qualidade do sono e do humor e ainda faz bem para o cérebro”, completa.

Pontos moeda