Saúde

Estresse, má alimentação e sono desregulado podem afetar a saúde dos cabelos

Caspa, dermatite seborreica e queda capilar são alguns dos problemas; veja como tratar

Foto: Divulgação
Tricologista indica dormir, pelo menos, oito horas de sono. 

Em razão do isolamento causado pelo Coronavírus, muitas pessoas estão mais expostas a mudanças bruscas de rotina: momentos de estresse, noites mal dormidas ou alterações na alimentação. Assim como a pele, o cabelo também sofre quando passamos por essas alterações: caspa, dermatite seborreica e queda de cabelos são alguns desses problemas.

De acordo com a tricologista Lyvia Pinheiro, especialista na saúde dos cabelos, qualquer desequilíbrio emocional pode atrapalhar o ciclo de vida dos folículos pilosos, antecipando o estágio de queda. “É comum que caia uma grande quantidade de fios, deixando algumas falhas no couro cabeludo. Entretanto, esse problema pode ser revertido, desde que a causa seja tratada e eliminada”, afirmou.

Uma alimentação nada saudável também atinge a saúde capilar. A falta de nutrientes no organismo, como vitaminas, proteínas e minerais podem causar o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a perda intensa. Para manter um cabelo forte, macio e brilhoso, é necessário ter uma boa alimentação.

Segundo a profissional, uma dieta para cabelos fortes e saudáveis deve ser rica em proteínas (leite, ovos, carne, queijo) e antioxidantes naturais (verduras e frutas)”.

Quando não dormimos bem, nosso cabelo também é afetado. “Uma noite mal dormida está conectado com fatores hormonais, como a alopecia androgênica e uma piora de lesões inflamatórias da dermatite seborreica”, afirmou Lyvia.

Sendo assim, a tricologista indica dormir, pelo menos, oito horas de sono. Além de ser saudável para o seu cabelo, esse descanso ajuda a manter sua pele mais bonita, sem olheiras e o organismo em pleno equilíbrio.

Pontos moeda