Saúde

Obesidade pode agravar as doenças respiratórias

Apneia do sono atinge de 20 a 25% das pessoas que estão muito acima do peso. Problema pode levar até a morte, se não for tratado

Foto: Divulgação
A dificuldade respiratória em pessoas obesas é observada durante a realização de atividades simples, principalmente, durante o sono.

O isolamento social faz com que muitas pessoas mudem seus hábitos alimentares: a ingestão de maior quantidade de calorias é comum nesta época e o resultado pode ser ganho de peso, elevação da gordura corporal e a obesidade que, além de ser um problema de saúde, acarreta várias outras doenças e complicações, como a dificuldade de respirar. 

O cirurgião bariátrico e metabólico Antelmo Sasso Fin explica que a dificuldade respiratória em pessoas obesas é observada durante a realização de atividades simples no seu dia a dia e, principalmente durante o sono.

“Observamos que a apneia atinge de 20 a 25% das pessoas que estão muito acima do peso. O problema pode levar até a morte, se não for tratado”, diz o médico.

O ronco muito forte é percebido geralmente pelo companheiro ou companheira da pessoa que tem apneia do sono. Antelmo explica que o ronco acontece porque o oxigênio encontra dificuldade para entrar nos pulmões devido a várias causas, porém em 80% dos casos tem a obesidade com causa principal.

“É importante que, quem já está acima do peso, procure na medida do possível acompanhamento médico. Pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica e que tiveram a perda de peso devidamente acompanhada deixaram de ter apneia. Já àquelas pessoas que estão em casa e, por conta da ansiedade provocada pelo isolamento social oriento que não tente compensar na comida a falta da rotina que tinha antes”, destacou o especialista. 

Se engana quem pensa que a apneia acontece somente à noite. Ela desregula as funções cerebrais que controlam a saciedade do indivíduo. “É por isso que toda pessoa que tem apneia tem dificuldade para emagrecer, sente muito sono durante o dia e perde a motivação para fazer exercícios físicos. A privação do sono durante a noite tem consequências durante o dia e a pessoa corre o risco de ‘apagar’ porque tem tanto sono que perde a consciência”, alerta Antelmo.

A apneia é uma doença grave pode levar ao óbito e atinge tanto crianças quanto adultos. Dentre seus sintomas noturnos podem ser observados sensação de sufoco, dificuldade para respirar e aumento do ronco (além de muito alto). Já durante o dia os sintomas são dificuldade para respirar, cansaço e apagão.

Atenção: A obesidade também é um dos fatores apontados como risco nos casos de covid- 19.

Pontos moeda