Saúde

Deu vontade de comer doce? Veja essa receita para adoçar o dia sem sair da dieta

A nutricionista Beatriz Gaudio explicou que os chocolates 70% em diante são mais saudáveis e têm uma série de benefícios para a saúde

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Feriado estendido, fim de semana batendo na porta e muitas pessoas pensam em sair da rotina e aproveitar os famosos "docinhos". A boa notícia é que doces como o chocolate podem ser incluídos na dieta sem prejudicar o esforço feito na semana inteira. 

A nutricionista Beatriz Gaudio explicou que os chocolates 70% em diante são mais saudáveis e têm uma série de benefícios para a saúde. Então se prepara, porque a lista de bons motivos para incluir um chocolate na dieta são extensos. 

"Os polifenóis existentes no cacau, especialmente as catequinas, auxiliam na melhora do sistema imunológico, redução de colesterol LDL e aumento do HDL, auxilia na modulação da pressão arterial, redução de radicais livres e potencializa o sistema antioxidante, claro que o consumo deve ser associado ao estilo de vida saudável", explicou a especialista. 

Ainda segundo a nutricionista, é possível incluir o chocolate na dieta todos os dias. "Você pode incluir diariamente 2 quadradinhos para receber esses benefícios. Outra forma de consumir e aproveitar desses benefícios é através de receitinhas saborosas". 

Receita de cookie de chocolate

Ingredientes (rende 15 unidades): 

1/2 xícara de pasta de amendoim 

1 xícara de açúcar mascavo 

1 ovo (opção vegana: substituir por 1 col sopa de chia para 3 col de sopa de água por 5 min) 

1 xícara de farinha de aveia sem glúten 

1 pitada de sal 

1/2 colher de chá de fermento ou bicarbonato de sódio 

80g de chocolate 70% picado

Modo de preparo: 

Bata com fouet ou na batedeira a pasta de amendoim e o açúcar até ficar uma farofa úmida. Acrescente o ovo e incorpore bem. Adicione a farinha e mexa para que fique bem homogêneo. Por fim, adicione o chocolate, pitada de sal e bicarbonato de sódio. 

Porcione os cookies e modele com as mãos, achatando eles. 

Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 10-15 minutos ou até dourar. Não deixe passar muito para ele não ficar duro!

Pontos moeda