Saúde

Com casos de covid-19 em alta, municípios do ES reforçam ações de vacinação. Veja onde se vacinar

Para ampliar a vacinação, as prefeituras da Grande Vitória estão aplicando o imunizante sem agendamento em alguns pontos e fazendo mutirões

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O número de infectados por covid-19 está em alta no Espírito Santo. Em 24 horas, o Estado registrou 1.353 novos casos. Esse é o segundo dia consecutivo com casos acima de mil. Com isso, as prefeituras têm buscado ampliar as ações para vacinar a população. 

A Secretaria de Saúde de Vitória abriu mais de 4 mil vagas de agendamento para vacinação contra covid-19 e gripe na tarde desta quarta-feira (08). O agendamento pode ser feito pelo site agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Na Capital, a vacinação acontece sábado (11) na Igreja Evangélica Batista de Jardim de Penha, Casa do Cidadão e nas Unidades de Saúde de Vitória: Jardim Camburi, Bairro República, Santa Martha, Santo Antônio e Ilha de Santa Maria.

Na Serra, a Secretaria de Saúde informou que abre agendamento com novas doses de vacina todas as segundas e quintas-feiras, às 18 horas, pelo site da prefeitura

Ainda de acordo com a Secretaria, há vacinação contra a covid-19, influenza, sarampo e demais vacinas de rotina acontecem, sem agendamento, de segunda a sexta nas Unidades de Saúde do município, de acordo com a capacidade técnica de cada local. 

A Secretaria de Saúde de Vila Velha abriu nesta terça-feira (07) vagas para vacinação nas unidades de saúde do município. Quem não conseguiu, pode procurar o Maanaim de Boa Vista, de segunda a sábado, para receber o imunizante. No local, a vacinação acontece de 9h as 15h e não precisa de agendamento. 

LEIA TAMBÉM: Hepatite aguda em crianças: casos suspeitos no ES foram descartados

Em Guarapari, haverá um mutirão na próxima sexta-feira (10) para aplicação da vacinação contra covid-19 em grupos que estão com doses atrasadas. A ação acontecerá na Unidade de Saúde de Kubitscheck, das 16h30 às 20h30.

Poderão participar do mutirão: adolescentes de 12 a 17 anos com quatro meses após terem tomado a segunda dose; pessoas de 50 a 59 anos com quatro meses após terem tomado a terceira dose; e o público acima de 60 anos com três meses após ter tomado a terceira dose.

No local, é necessário o uso de máscara e apresentar o cartão de vacinação, o CPF, o cartão do SUS e um documento de identidade.

Também haverá mutirão em Cariacica. Na cidade, a ação será realizada no sábado (11). Além das unidades básicas de saúde dos bairros Bela Aurora, Cariacica-Sede e Porto de Santana, que estarão abertas, o público também poderá se vacinar em três pontos da Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande.

LEIA TAMBÉM: Planos de Saúde não precisam cobrir procedimentos fora da lista da ANS 

Nos pontos da Avenida Expedito Garcia serão vacinados todos os públicos das campanhas contra a covid-19 e contra a gripe. A campanha, sem agendamento, será realizada das 8h30 às 16 horas no Supermercado Carone; em uma tenda em frente ao Banco do Brasil; e no Caminhão da Saúde.

Nos postos de vacinação, o serviço está disponível das 7h30 às 15h30. Além das vacinas contra covid e gripe, o público poderá colocar as doses de outras vacinas em dia.

Em Viana, a segunda dose de reforço (4ª dose) da vacina contra a covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde está disponível em 18 Unidades de Saúde sem a necessidade de agendamento.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, a população deste grupo que recebeu a terceira dose há mais de quatro meses pode procurar os postos de 08h às 15h.

LEIA TAMBÉM: Covid-19: Sesa estuda três doses da Janssen para adultos e quatro para idosos no ES

Além do novo público, todos os públicos contemplados da campanha também podem se vacinar. Há doses disponíveis para primeira e segunda doses de pessoas com 5 anos ou mais; dose de reforço para pessoas com 12 anos ou mais; e quarta dose para idosos com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos.


Pontos moeda