Saúde

ES registrou mais de 5 mil novos casos de covid em três dias

A média móvel diária dos últimos sete dias registrou alta de +61,6%, com 1.207 casos. A média no período anterior foi de 747 casos

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Sesa
ATUALIZAÇÃO: A reportagem foi atualizada após a divulgação de novos dados pela Secretaria Estadual de Saúde, através do Painel Covid-19 ES. 

Os casos confirmados de covid-19 continuam subindo no Espírito Santo. Na sexta-feira (10), o Painel Covid-19, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), contabilizava 1.062.254 casos desde o início da pandemia. No fim da tarde desta segunda-feira (13), os números saltaram para 1.067.437. Ao todo, foram registrados 5.183 casos em três dias

A média móvel diária dos últimos sete dias registrou alta de +61,6%, com 1.207 casos. A média no período anterior foi de 747 casos. Ainda de acordo com o painel, uma morte foi registrada nas últimas 24 horas.

Diante da 5ª onda que atinge o Estado, a Sesa publicou na última quinta-feira (09) uma Nota Técnica recomendando o retorno do uso de máscaras não só em ambientes fechados, mas também nas escolas públicas e privadas. O documento é assinado pelo subsecretário, Luiz Carlos Reblin.

LEIA MAIS: Covid-19: ES pede uso de máscaras nas escolas e ambientes fechados

Secretaria de Saúde fez alerta sobre aumento de casos no mês de junho

Durante entrevista coletiva na semana passada, o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre a curva crescente de casos positivos. Na ocasião, reforçou sobre a importância do uso de máscaras em ambientes fechados e também nos coletivos.

"O Espírito Santo vive uma quinta expansão da curva de casos da covid-19 em território capixaba. Esta quinta onda já se desenhou em seis semanas completas de crescimentos de casos onde, até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Simultaneamente, não identificamos o impacto significativo nas internações de leitos de UTI e enfermarias covid, por semana, dentro da rede pública. Estamos mantendo uma média de 5 casos de pacientes por semana", afirmou o secretário".

LEIA TAMBÉM: Inseto no ouvido? Saiba o que fazer e o que não fazer caso isso aconteça

Pontos moeda