Saúde

Mesmo no inverno é preciso estar atento a dengue. Veja como identificar a doença!

Verão é a estação mais favorável para criadouros, mas períodos chuvosos aumentam os casos de dengue devido a maior possibilidade de água parada.

Foto: Divulgação
Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, moleza no corpo, dores nas articulações, náuseas e vômitos são sintomas da doença. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Dados da entidade estimam que anualmente 50 a 100 milhões de pessoas, são infectadas pela doença em mais de 100 países. Do total, cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

A médica da Santa Casa de Misericórdia em Cachoeiro, Natália Caliari, explicou que apesar de todos os tipos de dengue apresentarem os mesmos sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, moleza no corpo, dores nas articulações, náuseas e vômitos, a doença pode ser tratada em casa e só necessita de internação se tiver sinais de alarme e gravidade.

Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4, a diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele.

“Em qualquer tipo de dengue o paciente apresentando sinais como: dor abdominal intensa, vômitos sem melhora, sangramentos, queda abrupta de plaquetas, que é necessário o tratamento hospitalar. Estes sinais devem ser observados na consulta e existindo necessidade de tratamento mais 'intenso', o médico solicita a internação”, explicou a médica. 

Pontos moeda