Saúde

Cerca de 20% da produção de fármacos no Brasil é descartada

Nos últimos dez anos, 28% das intoxicações aconteceram por uso indevido de medicamentos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Pexels

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aproximadamente 20% de toda produção farmacêutica é descartada anualmente. A principal causa para o descarte é porque, na maioria das vezes, as dosagens excessivas não condizem com a necessidade do paciente. 

Além do prejuízo econômico gerado para a industria, (estimativa de R$ 4 bilhões), especialistas ascendem um alerta para o risco de automedicação, pois o paciente fica com medicamento sobrando em casa. Nos últimos dez anos, 28% das intoxicações aconteceram por uso indevido de medicamentos.

Descarte de medicamentos 

Além disso, de acordo com a Fiocruz, há falta conscientização da população, pois é comum que o que descarte aleatório de medicamentos vencidos ou sobras seja feito no lixo comum ou na rede pública de esgotos. 

Embora os efeitos sobre o meio ambiente ainda sejam pouco conhecidos, há uma preocupação especial em relação aos antibióticos, aos estrogênios e a algumas substâncias da quimioterapia, como os imunossupressores.

De acordo com a Fiocruz, para o ser humano, um dos principais problemas está no desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos, devido à exposição a eles no ambiente. Quanto aos estrogênios, a substância tem potencial para afetar o sistema reprodutivo de organismos aquáticos, como os peixes. Já os quimioterápicos requerem atenção diferenciada pela possibilidade de produzir mutações genéticas.




Pontos moeda