Saúde

Queda de quase três mil doadores de sangue acende alerta no Hemoes

De acordo com a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, as unidades registram estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável nessa pandemia

Foto: Divulgação

De março a junho deste ano, o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes) registrou queda de quase três mil doadores em relação ao mesmo período do ano passado. Foi registrada a captação de 13.385 doadores de sangue no seis pontos de coleta na rede estadual contra 16.322 em 2019.

De acordo com a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, as unidades registram estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável nessa pandemia, que pode ter como consequência a falta de hemocomponentes. “Desde o início da pandemia, mais precisamente do isolamento social, temos trabalhado com estoque crítico. Não há substituto para o sangue, por isso, precisamos que a população colabore com doações regulares para manter os estoques em níveis adequados”, disse.

O atendimento em todas as unidades é feito, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração, reduzindo a possibilidade de transmissão do novo coronavírus.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Neste período de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Agende sua doação

Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920
Unidade de Coleta de Sangue da Serra
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429
Hemocentro de Linhares
Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000
Hemocentro de Colatina
Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800
Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954
Pontos moeda