Saúde

Chocolate pode ajudar a melhorar a memória, diz neurocientista

Substâncias presentes no chocolate ativam região do cérebro afetada pelo envelhecimento, e que está relacionada diretamente com o processo de transformação de memória de curta para longa duração

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / MF Press Global

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados e consumidos no mundo. Associado a sentimentos e momentos felizes ou de conforto são poucas as pessoas que não gostam ou recusam um quadradinho de chocolate.

Falando das suas propriedades, seus benefícios ou malefícios, o neurocientista Fabiano de Abreu explica que o excesso é um problema. 

"Quando falamos em chocolate no meio científico o conectamos a coisas boas em sua grande maioria. Contudo, quando em excesso é algo que se torna prejudicial. Mas é inevitável pensar logo em flavonoides e, no meu caso, pensar em memória. ", inicia.

De acordo com o especialista, "Os flavonoides ou bioflavonoides são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles podem ser encontrados no chá preto, suco de laranja, vinho tinto, chocolate, morango, frutos secos, café, brócolis, açaí, chá verde, alho, soja, framboesas e alguns outros alimentos. Alimentos ricos em flavonoides, reduzem em até quatro vezes o risco de desenvolver Alzheimer e outras demências".

Além disso, ainda segundo o neurocientista, "os flavonoides trazem benefícios para a saúde do coração e podem aumentar a quantidade de sangue presente no giro denteado do hipocampo, sistema límbico do cérebro". 

Essa é a região do cérebro afetada pelo envelhecimento, e que está relacionada diretamente com o processo de transformação de memória de curta para longa duração.  

Consumo de chocolate pode trazer benefícios

O chocolate quando consumido corretamente e moderadamente pode trazer diversos benefícios.

Foto: Divulgação / MF Press Global
"O consumo de chocolate já comprovou ser eficaz no ganho nas funções cognitivas e também no efeito do humor. Levando em consideração que o processo de armazenamento de memória envolve a emoção e a serotonina torna a aprendizagem mais eficiente, além de ser um neurotransmissor relacionado à felicidade. Quando em baixa é o responsável pela depressão, logo percebemos a importância do chocolate neste processo de memorização. ", explica o neurocientista.

Além dos benefícios para memória e humor, o chocolate pode nos proporcionar níveis mais altos de serotonina, que elevam a eficácia da aprendizagem. A ansiedade, problema comum nos últimos anos, também pode ser amenizada com o chocolate. 

 "O chocolate, mais especificamente nas sementes do cacau, tem a presença do aminoácido triptofano, que sintetiza a serotonina. Inclusive, este neurotransmissor tem relações com a ansiedade. Baixos níveis desta molécula podem causar aumento de ansiedade e levar à depressão", reforçou

Excesso pode causar vício

Apesar da extensa lista de benefícios, nem tudo é bom quando o assunto é chocolate. Por isso é preciso seguir algumas regras para potencializar os benefícios e reduzir os malefícios.

"Nem tudo são mil maravilhas. Chocolate em excesso faz mal, não só pela liberação deste neurotransmissor dopamina que é viciante, pedindo para que coma mais chocolate, mas também pela gordura e o açúcar que além do envolvimento dessas substâncias com a dopamina, também há a relação com a diabetes e aumento de peso. O recomendado são chocolates amargo acima de 70% de concentração de cacau.", Analisa.

Para consumir de forma mais moderada e consciente, a sugestão do neurocientista é que a preferência seja pelo chocolate 70% cacau. "Chocolate meio amargo com moderação, 70% cacau. E se puder, que tenha frutos secos em pedaços. Além de uma quantidade de açúcar inferior a 10g e que seja consumido cerca de 10 a 15 gramas por dia", disse. 

Pouca gente sabe, mas no chocolate também há proteína, cálcio, ferro e outras substâncias que interferem em nossos neurotransmissores e hormônios. O cálcio por exemplo, ajuda a controlar o nervosismo. 

O sódio por sua vez, estudos indicam que tem impacto negativo, quando consumido em excesso, nas células endoteliais dentro dos vasos sanguíneos cerebrais. "Não dá para ser perfeito também", finaliza.

Pontos moeda