Mamaço vai encerrar Semana de Incentivo à Amamentação em hospital na Serra
Grupo de 30 mulheres vai amamentar seus filhos coletivamente no Hospital Dr. Jayme Santos Neves nesta quinta (09)
Cerca de 30 mulheres internadas no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, são esperadas no pátio central da unidade nesta quinta-feira (09), às 10 horas, para participar de um mamaço, quando mães amamentam seus filhos coletivamente em um espaço público. A atividade encerra a programação da semana de incentivo à amamentação no hospital, que possui uma maternidade de alto risco.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma campanha criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês), que foi fundada em 1991 após um encontro promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidades para a Infância (Unicef).
Todo ano, mundialmente, a Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada entre os dias 1º e 7 de agosto, mas os serviços de saúde têm autonomia para desenvolver as atividades temáticas ao longo do mês. Neste ano, o tema definido pela WABA para a Semana Mundial é “Aleitamento materno: a base da vida”.
No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, a programação da Semana de Aleitamento Materno começou no dia 06 de agosto. Seguindo os princípios da rede internacional, a unidade Materno-Infantil do Hospital Dr. Jayme focou as ações na importância do aleitamento materno como fonte de nutrição e saúde.
Saiba mais
O mês em que se comemora o aleitamento materno é chamado de Agosto Dourado. Mas por que dourado? Porque a amamentação é o padrão ouro da alimentação da criança, ou seja, é o alimento mais importante até os dois anos de vida.