Saúde

Pneumologista indica os cuidados com o ar-condicionado para o retorno aos escritórios

Manutenção correta e limpeza de filtros dos aparelhos contribuem para reduzir risco de contágio de covid-19 em ambientes fechados

Foto: Divulgação

Além do uso de máscaras, distanciamento das mesas, não compartilhamento de computadores e outros objetos, lavagem sistemática das mãos, álcool em gel 70% e rigorosa higienização dos ambientes de trabalho, a correta manutenção do ar-condicionado é um fator importante para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus. A orientação é do médico pneumologista Álvaro Gradim, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), salientando ser oportuno o alerta neste momento em que numerosos trabalhadores estão retornando do home office para os escritórios.

A primeira medida é a higienização sistemática dos filtros dos aparelhos e sua troca na periodicidade correta indicada pelos fabricantes. Os filtros e a parte interna do condicionador acumulam partículas de sujeira e gordurosas, podendo contaminar o ambiente.

"Portanto, a manutenção correta e precisa é fundamental sempre e mais ainda no processo de combate à covid-19", explica o médico, lembrando que o ressecamento das vias respiratórias normalmente provocado pelo ar-condicionado e a temperatura mais baixa já são fatores que favorecem uma suscetibilidade maior das pessoas ao contágio por micro-organismos. Por isso, quando possível, é recomendável pelo menos intercalar o uso do equipamento com a abertura de janelas, para a renovação natural do ar interno dos escritórios".

Esses cuidados também devem ser observados nos automóveis, cujo ar-condicionado precisa ser corretamente higienizado e mantido. Recomenda-se manter as janelas dos carros abertas durante o trajeto, principalmente quando houver mais de uma pessoa no veículo. O mesmo se aplica às residências, tanto no tocante à limpeza dos aparelhos quanto à ventilação natural.

Pontos moeda