Saúde

Chás fortalecem o metabolismo no inverno. Confira receitas!

Manter-se aquecido e dar atenção ao seu bem-estar é muito importante para que o sistema imune esteja alinhado com as necessidades do momento

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Arquivo Pessoal/Pranai Chás

O mês de agosto trouxe o inverno e o friozinho e, com ele, alguns sintomas característicos da época como gripes, resfriados além dos mais diversos problemas respiratórios.

Segundo Bárbara Borges, herbalista e fundadora de uma marca capixaba de chás, o corpo faz um movimento parecido com o da natureza no inverno. 

Foto: Bárbara Borges
"Ficamos mais recolhidos, assim como as folhagens, a digestão fica mais lenta, o sistema respiratório mais 'congestionado', e a pele mais ressecada."

As plantas medicinais podem ajudar muito por meio dos chás e das infusões. Em momentos de frio,  manter a hidratação pode ser uma boa recomendação para minimizar esses sintomas .   

"Ter ao lado chás que aquecem o metabolismo, como um chá verde, branco ou preto de qualidade vai te fazer bem em momentos de mais indisposição."

Veja a dica de chás para o inverno 

Camomila e erva doce 

Precisa relaxar? Infusões relaxantes que também ajudam na digestão, como a camomila ou a erva doce, também são ótimas aliadas.

Canela 

Fazer chá ou infusão uma mistura deliciosa com as especiarias, tais quais: a canela, que aquece o metabolismo, e o gengibre que é uma raiz maravilhosa para a digestão, assim como o cardamomo.

Guaco, tanchagem e hortelã

Já para o  sistema respiratório congestionado, sintomas de resfriados, sinusites e rinite alérgica, plantas como o guaco, tanchagem e hortelã, são ótimas parceiras nesse momento.

De acordo com Bárbara, é Importante lembrar que caso você não tenha no seu quintal, optar por ervas naturais a granel de qualidade ou por marcas especializadas é muito importante para que você usufrua das reais propriedades das plantas.

Receitas para 1 xícara (200ml) 

Relaxante
1 colher de chá de capim-santo picadinho
1 colher de chá de mulungu
1 folha de hortelã

Para aquecer o metabolismo

1 colher de chá de dente de leão
1 pitada de canela 
1 pitada de gengibre

Para sintomas de resfriados

1 colher de chá de tanchagem
1 pitada de cúrcuma
1/5 meia colher de chá de gengibre em pó

Antioxidante
1 colher de chá verde
1 folha de hortelã


Pontos moeda