Saúde

Especialistas descobrem vacina que pode ser a cura da acne

Medicamento foi testado em ratos e em fragmentos de pele humana e diminuiu o crescimento da bactéria responsável pelo surgimento das espinhas

Especialistas preparam os testes em humanos e pretendem descobrir se há efeitos colaterais do medicamento. 

A acne é ocasionada pela inflamação dos folículos pilosos- região aonde nascem os pelos- e geralmente aparece no rosto, peito, pescoço, costas e ombro. Comum, principalmente na fase da adolescência, o problema na pele é um fator agravante para a diminuição da auto estima. 

E a boa notícia para esse problema que afeta milhões de pessoas no mundo, é que está sendo desenvolvida uma vacina para combater a acne, de acordo com matéria exibida pelo programa Fala Brasil, da Record TV, na manhã desta segunda-feira (10).  

Cientistas de uma Universidade na Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram uma substância que combate a toxina responsável pela inflamação nas glândulas sebáceas que causam as espinhas. 

Confira a matéria na íntegra

A vacina ainda está em fase de teste conforme explica a reportagem e, por enquanto, as pesquisas foram feitas com camundongos e células da pele humana e o resultado foi positivo, uma vez que o medicamento reduziu o crescimento da bactéria associada ao surgimento da acne.

Agora há uma grande expectativa para os testes em humanos. Os cientistas querem descobrir se existem efeitos colaterais e quais são eles. 

Relato

A auxiliar administrativa, Bruna Pereira sofreu com as espinhas, principalmente na época escolar, quando os hormônios estavam desregulados. "Eu tentava faltar ao máximo na escola, as vezes ficava doente quando tinha uma apresentação e precisava falar na frente de todo mundo, pois era difícil lidar com o bullying", contou.

A dermatologista, Tatiana Gabbi orienta que quem sofre de acne antes de tudo deve procurar um médico especialista para descobrir a causa. "A acne pode ser inclusive o sintoma de algo mais sério, e que também podem levar sequelas que muitas vezes são muito mais difíceis de tratar do que acne ativa, então quanto mais cedo a pessoa procurar o especialista, mais cedo ela se livra do problema e evita sequela futura", comentou.

Pontos moeda