Saúde

Alfredo Chaves ficou em primeiro lugar na etapa Estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal

A previsão da Comissão de Políticas Públicas é que no último trimestre deste ano seja publicado o resultado da etapa nacional

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves

A secretaria de Saúde de Alfredo Chaves é a 1º colocada, entre os municípios da categoria até 20 mil habitantes, na etapa Estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. Entraram os seguintes critérios para a avaliação: Financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde Bucal, Amanda Coutinho Barbosa, o município só tem a ganhar quando concorre nestas premiações, pois os critérios avaliados ajudam a nortear os processos de trabalho e estimular a melhor forma para atender a população.

Os primeiros colocados em nível nacional receberão uma cadeira odontológica, com mocho e equipo com acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; setor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. Os municípios classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos receberão certificado de participação.

Saúde Bucal em Alfredo Chaves

O município atingiu em 2017 100% de cobertura em saúde bucal. A conquista foi possível através do trabalho das cinco equipes que compõem a programa de Saúde Bucal que atuam por meio de orientações a gestantes, palestras nas escolas com escovação e outras atividades que estimulam o auto cuidado. A cidade também possui o serviço de Saúde Bucal ao Trabalhador, em horário diferenciado e atendimentos de média complexidade em endodontia, com tratamento de canal e radiologia.

*Com informações: Prefeitura de Alfredo Chaves

Pontos moeda