Saúde

Fármaco reduz o tempo de ventilação em pacientes com covid-19 grave

A droga é comumente utilizada no tratamento de doenças como a artrite

Foto: Divulgação

O fármaco tocilizumabe, que é utilizado no tratamento de várias formas de artrite, pode encurtar o tempo de ventilação e estadias hospitalares para pacientes com covid-19 grave, de acordo com um novo estudo do Karolinska Institutet e Karolinska University Hospital publicado no The Journal of Internal Medicine reports .

O Dr. Nowak, envolvido na pesquisa, disse que com a medicação é possível ajudar os pacientes com covid-19 gravemente enfermos, afetando a inflamação no corpo com este tratamento. "Os resultados agora precisam ser corroborados por um estudo maior que designa aleatoriamente os pacientes para o tocilizumabe ou outro tratamento", disse o Dr. Nowak. 

De acordo com o especialista em geriatria e gerontologia, Rubens de Fraga Júnior, o estudo relatado acima é chamado de corte retrospectivo, que a partir de resultados específicos pode determinar possíveis fatores causais. 

"Nesse caso, esse fator foi quem recebeu tratamento medicamentoso e quem não recebeu. Os estudos retrospectivos são geralmente mais fáceis de conduzir e exigem menos recursos do que os estudos prospectivos. A desvantagem é que os resultados são menos confiáveis, pois é mais difícil controlar diferentes fatores. Os resultados mais confiáveis ​​podem ser obtidos a partir de ensaios clínicos randomizados nos quais os participantes são aleatoriamente designados para um grupo experimental ou de controle", disse o médico. 


Pontos moeda