Saúde

Casal recebe diagnóstico de bebê com "meio coração" e faz alerta sobre tratamento no ES

A jornalista Déborah Sathler e o sambista Tunico da Vila, conforme solicitação médica, vão dar prosseguimento ao tratamento do bebê no Rio de Janeiro

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Madalena do Espírito Santo ainda está no útero da mãe, mas já se prepara para um longo tratamento de saúde. Filha da jornalista Déborah Sathler com o sambista Tunico da Vila, Madalena foi diagnosticada com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE), uma doença cardíaca rara que afeta a maioria das estruturas do lado esquerdo do coração.

SHCE

A doença ocorre em um a cada cinco mil bebês nascidos vivos, e compreende 8% de todos os casos registrados de cardiopatias congênitas. A maioria dos bebês com SHCE são saudáveis em outros aspectos, mas alguns têm problemas de saúde que incluem outros problemas cardíacos, problemas neurológicos e síndrome de Turner.

Confira a entrevista com o casal:

Tratamento

O tratamento significa três cirurgias cardíacas durante os primeiros dois anos de vida ou um transplante cardíaco. Devido aos grandes avanços na cirurgia e na medicina, muitas crianças que nascem com SHCE têm bons resultados. Apesar do sucesso obtido nos últimos anos, o tratamento não significa uma cura, j´´a que a criança operada precisará de atendimento médico especializado pelo resto de sua vida. Sem tratamento, 90% dos bebês com SHCE morrem no primeiro mês de vida. 

De acordo com o cirurgião cardiovascular e cardiopediatra Jefferson Duarte Magalhães, um dos maiores especialistas em SHCE do Brasil, a síndrome é rara, mas com o tratamento adequado e o devido diagnóstico neonatal, a taxa de mortalidade tem diminuído no Brasil e no mundo. 

"Após o diagnóstico, normalmente se espera a criança nascer para iniciar o tratamento cirúrgico. Nos anos 80, praticamente 100% dos pacientes morriam no Brasil. Com os avanços das técnicas médicas, hoje os resultados são bem favoráveis", ressalta o médico.

O cardiologista também afirma que a Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) é a patologia congênita mais grave relacionada à cardiopatia. 

Jefferson Magalhães ainda destaca que a falta de tratamento adequado no país tem a ver com a qualidade do pós-operatório e com o diagnóstico precoce . 

"Não basta apenas a expertise do médico cirurgião, existe toda uma equipe multidisciplinar bem treinada que fará com que o tratamento obtenha o sucesso esperado. Por isso poucos centros no país possuem resultados equivalentes no tratamento da SHCE comparados aos centros de referência mundial". 

Espírito Santo

A decisão de realizar o tratamento fora do Espírito Santo, conforme Déborah afirma, não é uma decisão do casal e sim uma orientação médica. "Aqui no Estado não temos uma estrutura suficiente para cuidar da Madalena. Essa decisão de ir para um grande centro, como o Rio de Janeiro, não é fácil, mas totalmente necessária".

Ao descobrir a doença da filha, o casal procurou grupos de apoio nas redes sociais e casos parecidos no Espírito Santo. "Com isso, pudemos verificar os casos de sucesso aqui no Estado, mas todos eles foram realizados em outros locais, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo", afirma Déborah.

Com relação a doença, consultamos a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A Sesa informou que o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim realizam cirurgias cardíacas pediátricas, entre elas, a cirurgia para correção da doença.

Esperança 

Uma das maiores inspirações para o casal é o capixaba Vitório Tonani, de 13 anos. Segundo Márcia Tonani, mãe de Vitório, a Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) foi descoberta com 23 semanas de gravidez com o ultrassom morfológico. Mesmo com plano de saúde particular, os médicos aconselharam que a mãe procurasse um centro especializado fora do Estado. 

Foto: Divulgação
Vitório Tonani passou por três cicurgias antes de dois anos de idade 

"Na época, isso é, há 13 anos atrás, apenas uma a cada dez crianças nascidas  conseguia sobreviver. Mas graças a Deus, tudo deu certo com o Vitório. A primeira cirurgia foi realizada menos de 24 horas após o nascimento. A segunda, três meses depois. E a terceira cirurgia, realizada para fazer com que o sangue circulasse por todo o corpo, quando ele já estava com dois anos de idade", relata Márcia Tonani.

Hoje, aos 13 anos, Vitório vive uma vida normal. Estuda, pratica esporte e adora assistir futebol. Claro, com certas restrições e um acompanhamento médico de seis em seis meses. Além disso, uma vez por ano vai até São Paulo para realizar exames de rotina. 

Grupo de Apoio

Márcia Tonani, Déborah Sahtler e Tunico da Vila, assim como várias outras famílias, fazem parte de um grupo de apoio a mães e pais de crianças cardiopatas no Espírito Santo. Através do grupo, eles trocam experiências e compartilham informações. 

Poder da Música

Para celebrar a gravidez, Déborah e Tunico da Vila compuseram uma canção em homenagem a Madalena do Espírito Santo, nome recebido em homenagem a famosa música de Martinho da Vila, avô da criança. Aliás, foi o próprio Martinho quem sugeriu o Espírito Santo no nome da criança. 

Segundo Tunico, a música remete à religiosidade e às questões culturais nas quais os pais pretendem criar Madalena. "Tenho certeza que ela vai pular amarelinha, vai ver o Flamengo no Maracanã e viver aqui no Espírito Santo, como a gente sempre planejou e desejou", ressalta. 

Foto: Weverson Costa

Coração de Deus

Confira a letra da música "Coração de Deus"

Minha filhinha tão bonita
Vovô ensinou para o seu pai os caminhos da vida a caminhar
Jangada chegando lá do mar, fogueira queimando ao luar
Nós iremos te guiar
Rezar pro seu coração
Lua prateada pela madrugada
Sol esquenta as manhãs
Envolvendo a batucada dos ogãs
Do ventre sagrado criança
Pros seios de mamãe

De amarelinha vai brincar
Livros pra ler e estudar
Na roda de samba será a mais linda e faceira mulata
Madalena do Espírito Santo
Coração de Deus
A outra metade irei cuidar

Lá no Rio iremos ver no Maracanã o Flamengo jogar
Santa Sara abençoar o verde beijando o mar
Em harmonia com o perfeito azul do céu
E como é linda a nossa Vila Isabel! 

Pontos moeda