Saúde

Centenas de novos casos de tuberculose são identificados no estado neste ano

Quase 10% dos pacientes abandonaram o tratamento em 2018

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Agecom Bahia
O Ministério da Saúde oferece na rede pública de saúde (SUS) o teste rápido para diagnóstico da doença. 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) é considerado referência nacional no combate e pesquisa sobre tuberculose. No Espírito Santo, em 2019, até o mês de setembro, foram identificados 795 novos casos de tuberculose: umas das principais causas de morte em todo o mundo. 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

Transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, que ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, sendo denominadas de, bacilíferas.

Dados anteriores 

Em 2018, foram registrados 1.271 novos casos, sendo que 61% dos casos tiveram cura (785 pacientes curados) e 9% abandonaram o tratamento.

Já em 2017, o número de casos novos foi de 1.155, correspondendo a um coeficiente de incidência de 28,8 casos por 100 mil habitantes. O estado registrou, neste ano, 76,9% de cura da doença (853 pessoas curadas), mas 9,5% dos pacientes abandonaram o tratamento.

No ano de 2016, o número de casos novos foi de 1.053, sendo que 76,4% dos pacientes também ficaram curados da doença (805), mas o índice de abandono do tratamento foi maior, de 10,1%.

Teste rápido para tuberculose

O Ministério da Saúde oferece na rede pública de saúde (SUS) o teste rápido para diagnóstico, que utiliza técnicas de biologia molecular (PCR em tempo real) para identificar o DNA do Mycobacterium tuberculosis, permitindo seu diagnóstico em apenas duas hora



Pontos moeda