Saúde

Congelamento de óvulos é alternativa para mulheres que pretendem ter filhos em idade avançada

Clínica oferece congelamento de óvulos gratuito para mulheres em tratamento do câncer, com idade até 35 anos e em fase não avançada da doença

Foto: Divulgação
Hospital Pérola Byington, em São Paulo, oferece desde 2010 o congelamento de óvulos para mulheres em tratamento contra o câncer de forma gratuita.

Ser mãe pode ser o sonho de muitas mulheres. Algumas optam por terem filhos em idade avançada, outras, ainda não planejam, mas cogitam a possibilidade. Porém, os óvulos também envelhecem e, com o passar do tempo, a fertilidade feminina diminui e, quando a mulher decide ser mãe, pode ser que encontre algumas dificuldades ou até mesmo, não consiga engravidar por meios naturais. 

Outro fator que pode prejudicar o sonho de ser mãe, é o câncer. Diante do tratamento da enfermidade, as pacientes podem ser submetidas à quimioterapia e radioterapia, que podem causar insuficiência ovariana e desencadear uma menopausa precoce e, consequentemente, a infertilidade.

Nesse sentido, uma alternativa para que as mulheres realizem o sonho de ser mãe, é o congelamento de óvulos. A idade ideal para isso acontecer é abaixo dos 35 anos, apesar de não existir uma contraindicação sobre realizar esse procedimento em idades mais avançadas. Mesmo feito esse procedimento, há também a chance da mulher ter uma gravidez de forma natural, mas se isso não ocorrer, esses óvulos podem ser utilizados para uma reprodução assistida.

Relógio biológico 

Com o passar dos anos, o relógio biológico feminino diminui a quantidade e a qualidade dos óvulos que a mulher possui, uma vez em que ela já nasce com todos os óvulos que terá durante toda a sua vida, até que chegue um certo limite e entre em menopausa.

“Talvez ainda mais importante que a diminuição da reserva ovariana esteja o fato da piora da qualidade dos óvulos, que também ocorre com o passar dos anos. Esta piora leva a uma menor chance de gravidez, maiores riscos de abortamentos e síndromes com o avanço da idade. Estas alterações passam a ser mais significativas após os 36 anos de idade”, explica o médico Matheus Roque, mestre em Reprodução Humana pela Universidade Autonoma de Barcelona e Doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG.

O objetivo do congelamento de óvulos é mostrar claramente às mulheres que as chances de gravidez de maneira natural ou com tratamentos caem drasticamente com o avançar da idade. Assim como ocorre um aumento no risco de aborto e de doenças genéticas.

“Porém, existe uma tendência mundial em que as mulheres estão adiando o momento para iniciarem a tentativa de engravidar. Isso faz com que as chances de gravidez diminuam e que aumente o número de pacientes inférteis. A única maneira de tentar evitar os danos que a idade causa sobre o potencial reprodutivo da mulher, é através da preservação de fertilidade - com o congelamento de óvulos ou embriões, o que dá total autonomia para a mulher decidir em qual idade quer ser mãe, assim como preservar a fertilidade de mulheres diagnosticadas com câncer”, enfatiza o médico.

As mulheres que passam pelo tratamento do câncer e desejam optar pelo congelamento de óvulos precisam estar informadas. “Não são todas as pacientes em tratamentos de câncer que acabam perdendo sua fertilidade. Tudo isso depende do tipo e da intensidade do tratamento realizado, mas o congelamento de óvulos é indicado para preservar a fertilidade de mulheres em idade reprodutiva e deve ser feito antes da mulher se submeter à quimioterapia e em algumas situações à radioterapia”, disse o médico. 

Tratamento gratuito

O Hospital Pérola Byington, em São Paulo, oferece desde 2010 o congelamento de óvulos para mulheres em tratamento contra o câncer de forma gratuita. A única restrição, entretanto, é que as mulheres tenham até 35 anos e não estejam com câncer em estágio avançado. Ela não precisa necessariamente estar em tratamento oncológico na instituição. 

Para mais informações sobre o cadastramento, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3104-2785.

Pontos moeda