Saúde

Saiba o que a cor da sua língua diz a respeito da sua saúde

Cor da língua pode revelar graves problemas de saúde

Foto: Divulgação
Do ponto de vista clínico, um língua em bom estado é aquela que apresenta uma coloração rosada e limpa.

Importante para a saúde da boca, a língua é responsável pelo paladar, manutenção do hálito e essencial para a fala. Apesar de muitas vezes passar despercebida, a variação de cor da língua pode dizer muito sobre o estado de saúde e sinalizar até mesmo quadros sérios como anemia, gastrite e diabetes.

Rosa, vermelha, esbranquiçada. Para uma análise precisa, o dentista Gustavo Issas recomenda verificar a cor da língua uma hora depois da ingestão de alimentos, já que insumos podem provocar alterações na cor. “O horário ideal é pela manhã, antes de escovar os dentes, sob a luz natural”, orienta.

Como sei se minha língua está saudável?

Importante para diversas atividades desempenhadas pela boca, para que a língua consiga executar suas funções corretamente, é fundamental que ela esteja saudável. “Do ponto de vista clínico, um língua em bom estado é aquela que apresenta uma coloração rosada e limpa. Ao notar algo fora desse padrão, o recomendado é procurar um especialistas analisar”, recomenda.

Língua branca, o que significa?

De acordo com Gustavo Issas, não necessariamente é um sinal de doença, já que a coloração pode ser causada por bactérias e restos de alimentos que se acumulam na região. “Esse quadro saburra lingual está associado, em grande parte dos casos, ao mau hálito. A língua branca por outro lado, também pode estar ligada a desidratação, infecção por fungos ou gripe”, alerta.

Como cuidar da língua?

Doenças fúngicas, sistêmicas, autoimunes, uso de medicamentos controlados e tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem afetar a coloração lingual. Mas, para manter a língua saudável é importante investir na higiene local e o corpo hidratado bebendo bastante água. “O recomendado é fazer a escovação diária do dorso lingual. Além da higiene, o acompanhamento profissional é primordial para identificar se há algo de errado com o paciente”, orienta Gustavo.

Outro ponto salientado pelo profissional é o câncer de língua o cigarro que não é raro e é bastante agressivo e mutilador. "Mesmo câncer de boca, mais especificamente o de língua, tenda a ser algo que não pensamos com frequência, ele afeta um órgão que desempenha um papel crucial para comer e falar", alerta.

Outras colorações da língua

Vermelha

Pode indicar que o paciente está em estado febril ou pode ter alguma infecção. Além disso, pode apontar para infecções por fungos, doenças autoimunes e problemas gástricos.

Roxa

Pode sinalizar hemorragia internas e problemas de coagulação no sangue.

Pontos moeda