Saúde

Aparelhos ortodônticos podem ser usados na infância

Pais devem levar as crianças ao dentista a partir dos quatro anos de idade para avaliação da saúde bucal

Foto: Divulgação
Uma boca saudável proporciona boa mastigação e, consequentemente, melhor digestão e absorção dos nutrientes.

Muitos pais têm dúvidas sobre qual a idade correta para colocar aparelho ortodôntico no seu filho. A boa notícia é que é possível, cada vez mais cedo, fazer o uso para casos comuns na infância, como a mordida cruzada e a projeção do maxilar para frente ou para trás, corrigindo a postura da língua.

De acordo com a ortodontista Layssa Degli Esposti, não há uma idade definida para iniciar o tratamento. Mas, a partir dos quatro anos, recomenda-se procurar um especialista para avaliar a saúde bucal da criança. “Como nessa fase de troca de dentição os ossos da face não estão totalmente calcificados, conseguimos obter um ganho considerável no tratamento”, disse.

Foto: Divulgação
Aparelhos ortopédicos. 

Isso é possível, segundo a ortodontista, em função dos aparelhos ortopédicos (ou funcionais), já que eles utilizam o céu da boca e as gengivas como apoio, sem oferecer riscos para a saúde dos dentes de leite. “Essa técnica pode ser usada em crianças pequenas porque modifica a estrutura da boca, diferente dos aparelhos empregados na ortodontia, que modificam a posição dos dentes”, explicou.

Há casos em que o tratamento é associado, utilizando as técnicas da ortopedia e da ortodontia. Os aparelhos móveis, feitos de acrílico e metal, só devem ser retirados no horário das refeições e da escovação dos dentes. “Quanto mais a criança usar, melhor será a correção e mais rápido o tratamento acabará. Visitas periódicas ao dentista são necessárias para fazer ajustes e acompanhar o andamento”, destacou Layssa.

Saúde bucal 

A ortodontista enfatiza que o uso de aparelhos vai muito além das questões estéticas e da boa aparência. “Uma boca saudável proporciona boa mastigação e, consequentemente, melhor digestão e absorção dos nutrientes. Não basta apenas investir em alimentos ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais. É imprescindível que a mastigação seja correta para que todos esses componentes sejam de fato absorvidos pelo organismo. Daí a importância de fazer a correção dos dentes desde cedo.”

Ela acrescenta ainda que, além do uso de aparelhos quando necessários, a escovação dos dentes, o uso do fio dental e de enxaguantes bucais são fundamentais para um belo sorriso. “Portanto, estimule seu filho desde pequeno a ter hábitos de higiene e a fazer o uso correto dos aparelhos.”

Pontos moeda