Saúde

Câncer de Próstata: preconceito em fazer o exame preventivo coloca a vida de muitos homens em risco

20% dos homens são diagnosticados com a doença em estágio avançado

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens, em geral, têm hábitos diferentes da mulher. Mais de 60% do público masculino só procura um médico quando as doenças já estão em fase avançada. E não dar o devido valor aos exames preventivos é um sério risco a saúde. Prova disso, são os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estima 68.220 novos casos da doença no Brasil, sendo mais de 1.500 no Espírito Santo.

Neste mês de novembro, uma campanha mundial chama a atenção do público masculino para a importância de se cuidar, tendo como foco a prevenção do câncer de próstata, popularmente conhecida como Novembro Azul.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado por meio de dois procedimentos: o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Eles também são considerados exames preventivos, e recomenda-se realiza-los com periodicidades a partir dos 50 anos ou 45 anos para quem apresenta fatores de risco.

Foto: TV Vitória/ES
Leandro Leal, em entrevista para a TV Vitória/ES. 

Quando detectado precocemente o índice de cura da doença chega a 95%. "A periodicidade nos exames minimiza o risco da descoberta de doença avançada. O paciente pode fazer os exames de toque e PSA e constatar que tudo está normal e no ano seguinte esses mesmo exames se manifestarem alterados. Mas, o intervalo de um ano para o outro é suficiente para que a doença se mantenha em fase inicial, no estágio precoce e passiva de um tratamento com cura", explicou o médico urologista do Hospital Meridional, Leandro Leal.

Sobre o tumor

Foto: TV Vitória

O urologista explica que existem tumores independentes, ou seja, o paciente tem um câncer de próstata mas ele não é produtor de PSA. "Esse paciente é considerado de risco porque são tumores indiferenciados e o comportamento dele foge a regra". O especialista também explicou que o câncer de próstata é um tumor que cresce, de um modo geral, muito lentamente e só manifesta sintomas em fase avançada. "Porém, esses tumores com PSA independentes possuem comportamento distinto. Por isso, a importância de além de ser fazer o PSA, ser realizado o toque retal".

Exames

Com o exame de toque retal é possível sentir regiões endurecidas, que podem direcionar a uma biopsia e obter um diagnostico preciso. Principalmente nos pacientes que fogem a regra do PSA.

Mas mesmo diante da eficiência e importância do toque, um grande obstáculo ainda precisa ser superado pelos homens, o tabu em torno do exame. A desinformação, o medo e o preconceito muitas vezes atrapalham um diagnóstico precoce. Mas é um procedimento praticamente indolor, que não afeta em nada a masculinidade do homem.

Caso

Aos 73 anos de idade, o aposentado Francisco Souza lembra de quando ficou doente e que precisaria tratar o câncer de próstata. "Me recuperei e levo a vida normalmente. Continuo praticando esporte, faço hidroginástica e academia. Ainda tenho disposição, não como antigamente, mas semelhante e ainda dá pro gasto", contou Francisco aos risos.

O aposentado diz que perdeu as contas de amigos e colegas de trabalho que alertou sobre a importância de deixar de lado o tabu e procurar um médico. "Orientava, eu falava: vamos lá. Nossas esposas também fazem esses tipos de exames. Tem colega que quer ver o nascimento de um filho, mas não se preocupa em cuidar da sua saúde. É um exame normal, como qualquer outro".

Dados

Mesmo com os avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença, segunda principal causa de morte por câncer em homens. Atualmente, aproximadamente 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, apesar da queda neste percentual nas últimas décadas, devido ao aumento do rastreamento e à maior conscientização da população masculina, é preciso melhorar o pensamento dos homens em relação a conscientização da doença. 

O Jornal da TV Vitória preparou uma série com três reportagens especiais sobre o Câncer de Próstata. Abaixo, você confere o segundo episódio que fala sobre a prevenção da doença. 


Pontos moeda