Saúde

Dúvidas de gestante: química no cabelo faz mal para o bebê?

A partir do terceiro mês de gestação, as chances de malformação no feto por causa dos produtos químicos diminuem

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Coloração só deve ser realizada com autorização médica. 

Muitas mães possuem dúvidas a respeito dos "mitos e verdades" durante a gestação. Um dos mais comuns é em relação aos procedimentos químicos no cabelo como a coloração. É possível pintar os fios sem prejudicar o bebê desde que alguns cuidados sejam tomados, como por exemplo, fazer o procedimento a partir do terceiro trimestre de gravidez diminui as chances de malformação do feto. 

"Futuras mamães sempre têm duvida se durante a gestação é possível usar algum produto para colorir ou tonalizar os cabelos e o melhor jeito de fazer isso sem que prejudique a formação do bebê. Atualmente muitas são as opções do mercado e com uma boa escolha é possível sim mudar a cor ou tonalizar os fios sem alteração na gestação", explica a ginecologista obstetra, Lorena Baldotto.

“É importante que a gestante não faça qualquer procedimento químico antes de falar com o obstetra. Alguns componentes químicos existentes em tinturas podem causar malformações no feto, pois podem ser absorvidos pelo organismo, mas é preciso que seja utilizado em doses muito altas para ter impacto, provavelmente muito mais do que estaria presente na quantidade de coloração de cabelo. Se o procedimento não for agressivo, a partir do terceiro trimestre de gravidez as chances de malformação diminuem e a gestante pode, por exemplo, fazer uso de tonalizantes, henna ou outros produtos que não sejam muito forte, podendo, em alguns casos, fazer até luzes e reflexos, pois os produtos não necessitam aproximar do couro cabeludo”, explicou a médica.


Pontos moeda