Saúde

Vitória fica em 3º lugar no ranking das capitais amigas da atividade física

Além de estar atrelada ao tratamento de diversas doenças, a prática de atividades físicas também promove o bem-estar e colabora para a longevidade

Foto: Divulgação

Praticar atividade física é fundamental para manter a saúde em dia, melhorar a mobilidade e promover o bem-estar. Os benefícios da prática regular de exercícios são percebidos tanto no corpo quanto na mente, e parece que os capixabas já entenderam a importância de deixar o sedentarismo de lado. Vitória foi classificada como a 3ª capital do Brasil amiga da atividade física, segundo o Ranking das Capitais Brasileiras Amigas da Atividade Física, realizado por pesquisadores da Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com apoio da revista Saúde. 

Para a médica endocrinologista Flávia Tessarolo, o resultado é ótimo, visto que a atividade física está atrelada ao tratamento de diversas doenças como a obesidade, o câncer e até diabetes. 

"O sedentarismo, juntamente com hábitos alimentares inadequados, são fatores que contribuem para a epidemia de sobrepeso e obesidade em todo mundo. Quem vive em Vitória tem a oportunidade de incorporar a atividade física na rotina diária e combater diariamente uma série de doenças. Isso é motivo para comemorar", disse.

Foto: Divulgação

O personal trainer Rogerio Peres Junior, destacou que, além de ajudar na manutenção do peso, praticar atividades físicas regularmente é um dos segredos para algo que todo mundo busca: a longevidade.

"O exercício físico traz benefícios para a saúde de um modo geral. Trabalha a parte cardiovascular, melhora a resistência, ajuda na manutenção do peso corporal. É fundamental também para quem busca uma boa qualidade de vida, quer viver bem e  por mais tempo", destaca.

Para quem é sedentário e deseja iniciar algum tipo de atividade para desfrutar de todos esses benefícios, ele destaca que o primeiro passo é sempre procurar um médico e fazer aquele famoso 'check-up' para evitar possíveis problemas de saúde.

"O recomendado é que as atividades físicas sejam sempre acompanhadas por um profissional da área, pois ele vai saber ajustar a intensidade, o volume e a frequência dos exercícios de acordo com a capacidade de cada pessoa. Em caso de atividades físicas feitas por lazer, como aquele famoso futebol do final de semana, não é preciso acompanhamento. No entanto, em todos os casos, é importante passar por um médico antes para evitar problemas futuros", concluiu. 

Ranking
Os pesquisadores buscaram dados de indicadores urbanos já atrelados pela ciência à atividade física para a realização da pesquisa. Para serem incluídos, eles deveriam contemplar todas as capitais, terem origem em uma mesma base (IBGE, por exemplo) e serem públicos e atualizados periodicamente. Esse rigor, que deixou certas informações de fora, permitiu comparações. 

Assim, todos os números foram separados em cinco grandes domínios: Acesso a espaços de lazer, acesso a transporte público, desenho urbano e estrutura viária para atividade física, mortes no trânsito e criminalidade.

Veja a classificação

1º São Paulo (SP)
2º Belo Horizonte (MG)
3º Vitoria (ES)
4º Curitiba (PR)
5º Rio De Janeiro (RJ)




Pontos moeda