Saúde

Unidades de saúde de Cachoeiro terão horário ampliado para ações do Novembro Azul

O intuito da extensão do horário é atender os homens, que não conseguem marcar ou realizar exames por conta do expediente no trabalho

Foto: Divulgação

Em alusão ao Novembro Azul, campanha que tem como objetivo alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata e de doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes, quatro unidades básicas de saúde estenderão o horário de funcionamento, na próxima quinta-feira (21).

Em vez de encerrar o expediente às 16h, como de costume, as unidades dos bairros Aeroporto, Aquidaban, Jardim Itapemirim e Paraíso fecharão apenas às 19h, garantindo ao público masculino mais três horas para buscarem serviços de saúde, como atendimento médico, de enfermagem e odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, solicitações de exames de PSA (que indica câncer de próstata) e palestras sobre saúde do homem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a principal intenção é facilitar o acesso aos serviços a quem não tem tempo de ir às unidades no horário normal de funcionamento delas (7h às 16h), por motivo do trabalho.

Para o encerramento da campanha do Novembro Azul em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá na quinta-feira (28) da próxima semana, o I Fórum de Saúde do Homem. A intenção é debater o fortalecimento, no município, da promoção da saúde integral do homem. O local e o horário serão divulgados nos próximos dias.

Pontos moeda