Saúde

Entenda a relação entre a prática de atividades físicas e a melhoria do sono

A privação de descanso diminui a disposição e a produtividade e até causa doenças

Foto: Divulgação

Preocupações, medo, pandemia, violência, desemprego, estresse, crises econômicas e políticas. Os desafios de 2020 têm literalmente tirado o sono de muitas pessoas. Essa privação de descanso diminui a disposição e a produtividade e até causa doenças. A boa notícia é que é possível ter uma rotina orientada de atividades físicas como um aliado nessa missão importante de dormir bem diariamente.

Segundo a professora de educação física da Azen Academia Daniela Rocha, mesmo práticas simples, como as caminhadas, contribuem com a prevenção dos distúrbios do sono. “As pessoas que praticam exercícios regularmente se sentem mais relaxadas, porque o corpo apresenta uma temperatura corporal mais baixa e uma reposição de energias maior do que a do não praticante. Dessa forma, quem tem o hábito de realizar atividades físicas dorme melhor”, afirma.

O inverso também é verdade: quem dorme bem também apresenta melhor desempenho físico já que, para um resultado satisfatório, é essencial ter treino, alimentação e descanso adequados. “Muitas pessoas se queixam de falta de tempo ou de cansaço excessivo, por isso, não praticam exercícios. No entanto, existem hábitos pouco complexos que já ajudam, como estacionar o carro mais longe do trabalho, levar o cachorro para passear, ir à padaria a pé, trocar o elevador pelas escadas ou o carro pela bicicleta, optar pelo lazer ativo, entre outras”, completa Daniela.

Para melhorar a qualidade do seu sono, Daniela deixa ainda outras dicas:

- Aproveite cada oportunidade do dia para incluir movimentos na rotina.

- Busque atividades relaxantes antes de dormir. Se o exercício à noite lhe deixa agitado, procure fazê-lo na parte da manhã.

- Ouça músicas calmas, leves e use roupas confortáveis para pegar no sono.

- Faça exercícios diariamente e, de preferência, no mesmo horário.

- Dê preferência a refeições leves e evite o uso de estimulantes, como o café, após às 18h.

Pontos moeda