Saúde

Atenção para a limpeza da casa durante as férias, ambiente pode ser prejudicial a saúde

Banheiro é o cômodo mais propício para a transmissão de doenças

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay
Abrir as janelas para arejar o ambiente é uma boa forma de evitar ácaros e fungos. 

Os meses de dezembro e janeiro são marcados pelas férias escolares, momento em que muitos pais aproveitam para escapar da correria do dia a dia. Quem tem imóvel próprio ou opta por alugar uma casa durante esse período deve estar atento à limpeza do lugar. 

“Um ambiente que fica muito tempo fechado e sem ventilação se torna criadouro de sujeira e de radicais livres que são prejudiciais à saúde. Por isso, é fundamental realizar uma boa limpeza antes de se instalar no local”, afirma Artur Timerman, mestre em infectologia pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor de limpeza da Condor.

Ao chegar no local a primeira coisa a fazer é abrir todas as janelas e portas para que o ambiente fique arejado. A ventilação eliminará todo o cheiro de mofo e de “casa fechada” comum em ambientes há muito tempo sem circulação de ar. Verifique também as roupas de cama, mesa e banho que precisam ser lavadas e trocadas. Os colchões, inclusive, devem ser colocados no sol se necessário. “A exposição ao sol ajuda na eliminação de ácaros e bactérias alojados na espuma”, alerta o infectologista. 

O banheiro é o cômodo mais propício para a transmissão de doenças, de acordo com um estudo realizado pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS) em parceria com a Universidade de Barcelona. "Comece a limpeza pelo vaso sanitário, siga pela pia e azulejos e finalize no chão", indica o consultor. Para esse ambiente, recomenda-se a utilização de Luvas Multiuso e com menos tempo de duração. 

Na cozinha, Timerman recomenda lavar os utensílios como panelas, pratos, talheres, copos e qualquer outro utilizado para as refeições, com itens específicos para a função. Móveis como estantes e guarda-roupas, que acumulam poeira nas superfícies, devem ser espanados para tirar qualquer resquício de sujeira. Seguindo essas dicas, a casa de praia ou de campo se transformará em um ambiente agradável para os dias de descanso. Ao sair do local, vale ter a mesma atitude. Deixe o local limpo. 

Condor

É uma empresa genuinamente brasileira fabricante de produtos de limpeza, beleza, higiene bucal, pintura artística e imobiliária, são alguns dos segmentos. 

Pontos moeda